Relações Líquidas: Quem é Culpado e Como Lidar?

A reclamação é mais comum do que nunca: as relações líquidas estão muito presentes. Quem busca algo sem compromisso, gosta desse tipo de relacionamento. Mas para quem busca a continuidade, isso pode ser um grande problema. Por isso continue lendo, que esse tema merece uma bela reflexão.

O que são Relações Líquidas e quais suas causas?

Relações líquidas podem ser definidas como envolvimentos que são considerados casuais entre pessoas. Nesse tipo de relacionamento, nenhuma das partes cria expectativas. E, em sua maioria, não existe continuidade, nem busca pelo outro após ocorrer algum envolvimento.

Apontar causas pontuais dessa tendência não é uma tarefa fácil. Mas muitos psicólogos apontam que a geração conectada à internet desenvolveu hábitos diferentes, que promovem esse mindset.

A utilização dos diversos aplicativos de relacionamento é uma das principais causas. Se antes as pessoas tinham o desafio de conquistar outras, hoje em dia, na comodidade de sua casa pode dar math em alguém e já marcar o primeiro encontro.

Efeitos maléficos da casualidade

Alguém que não esteja na vibe da casualidade pode machucar muito seus sentimentos, ao tentar alguma relação líquida. Após isso, começa toda a busca de como esquecer o crush, e a luta pra conseguir seguir em frente.

Muitas das pessoas que curtem apenas o que é casual, fazem isso por já terem sido decepcionadas. Ou, ainda, por traumas não resolvidos de relações passadas. E essa atitude, de mascarar a dor com a casualidade, não é nem um pouco saudável.

Ao procurarmos essas relações vazias, acabamos ferindo o sentimento dos outros. Pois, mesmo que avisemos ao outro que não queremos continuidade, ainda pode surgir um sentimento. E essa situação, garanto a você, é muito desconfortável.

Evitando Relações Líquidas

Não existe fórmula mágica que te garante evitar esses relacionamentos. Mas você pode tomar algumas medidas de cautela, como as que falarei em seguida.

  • Evite utilizar aplicativos de relacionamento, quando você não está na mesma vibe.
  • Frequente novos lugares e esteja disponível para conhecer pessoas diferentes.
  • Leia nosso artigo com dicas práticas de como arrumar um namorado.
  • Não esconda seus sentimentos e intenções.
  • Deixe claro, nos primeiros encontros, sua opinião sincera sobre relações, e o que você espera construir.
  • Fortaleça o seu amor próprio e autoestima. São elementos fundamentais para que você não se sabote, entrando em relações que não fica confortável.

Espero que você aproveite as dicas e que elas sejam valiosas para suas relações. Você tem uma opinião diferente? Então me conta nos comentários!