Pesquisa Online Ajuda Empresas a Crescerem

Muitas empresas procuram realizar pesquisas a fim de entender melhor seus cliente e, consequentemente, entregar produtos ou serviços cada vez mais satisfatórios. Essa prática é muito comum por já ter provado a sua eficiência. Porém, há várias formas de realizar questionários, confira as vantagens da pesquisa online.

Independente do tamanho da empresa, se ela é de pequeno, médio ou grande porte, as pesquisas são um caminho eficiente na tentativa de entender o cliente. Ao contrário do que muitos pensam, as reclamações são uma oportunidade para o gestor de uma marca. Quando o cliente reclama ele está manifestando a sua insatisfação sobre algum item que pode ser ajustado a fim de satisfazer não apenas aquele que reclamou, mas, inúmeros outros clientes e até possíveis consumidores. A célebre frase de Bill Gates, um dos gestores mais bem sucedidos do mundo, sintetiza parte da necessidade de realizar-se pesquisas: “Sua maior fonte de aprendizado está em seus consumidores mais insatisfeitos”.

As pesquisas online são as mais aconselhadas por conta da facilidade e do baixo custo. Quando é realizada uma pesquisa presencial por meio de um entrevistador, o custo torna-se demasiadamente caro por conta do que deve-se pagar aos profissionais. Apenas um entrevistador não será suficiente para dar conta do número mínimo de pessoas que necessitam ser entrevistadas para que os resultados sejam consistentes. Além desses gastos, na maioria das vezes, as pesquisas são feitas com papéis que poluem e demandam um certo investimento. Na pesquisa online, os consumidores podem responder através de um tablet localizado em um ponto estratégico da empresa ou em seu próprio computador, celular ou qualquer aparelho eletrônico que possibilite acesso a internet.

Além de vantagens referentes ao custo total, as pesquisas online conseguem adquirir um maior número de respostas e eliminam tendenciosidade. Isso acontece porque, ao contrário das presenciais, não há uma pessoa perguntado sobre cada tópico do questionário o que pode causar constrangimento. Tal desconforto pode fazer com que os usuários omitam ou até mintam sobre alguns assuntos mais delicados. Além disso, o número de respostas é maior por conta da facilidade e rapidez. Com o entrevistador, a pessoa pode achar que levará muito tempo e acaba não realizando o questionário. Invista em pesquisa e faça a sua empresa crescer!