Importância dos exames cardiológicos

Por vezes as pessoas deixam a saúde do coração em segundo plano. Por mais que a pessoa pareça saudável, realizar exames cardiológicos de rotina colabora na prevenção de cardiopatias.

O que poucos sabem é que a morte súbita, tem como principal causa problemas cardíacos, sendo que eles poderiam ser facilmente diagnosticados com exames cardiológicos de rotina.  

O índice de mortes ocasionadas por doenças cardíacas cresce a cada ano. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estimam que o número de brasileiros que podem perder as suas vidas este ano por doenças cardíacas pode chegar a 400 mil.

Tal situação poderia ser facilmente evitada ou minimizada por meio de check-ups periódicos junto ao cardiologista, médico especialista na saúde do coração. Mas, a falta de acesso à saúde básica ou até mesmo de entendimento por parte da população, faz com que esses índices se tornem alarmantes.

Saiba os exames comuns solicitados por médicos cardiologistas e um pouco sobre cada um deles a seguir.

Principais exames cardiológicos

A medicina oferta uma quantidade eficiente de exames diagnósticos para problemas cardíacos, entre eles os mais comuns são:

  • Radiografia do tórax;
  • Eletrocardiograma;
  • Ecocardiograma;
  • Teste ergométrico;
  • Holter;
  • Entre outros.

Para enfatizar a importância de cada um deles, veja para que servem esses exames cardiológicos.

Radiografia do tórax

Um dos exames cardiológicos feitos durante um check-up é  a radiografia do tórax. Com ela é possível mensurar a forma e o tamanho do coração e de seus contornos e traçar um diagnóstico de determinadas doenças do coração.

Eletrocardiograma

O exame cardiológico de eletrocardiograma consiste na colocação de eletrodos na região torácica para avaliação dos batimentos cardíacos em repouso. Geralmente é feito em consultórios e clínicas equipadas.

Ecocardiograma

Por meio de uma ultrassonografia do coração com doppler o médico consegue avaliar a funcionalidade do coração e diagnosticar doenças como as arritmias e taquicardias ou bradicardias.

Teste ergométrico

A função deste tipo de exame cardiológico é avaliar como o coração se comporta durante a prática de esforço físico do paciente. O exame é comumente solicitado antes do início da prática de exercícios físicos.

Holter

O Holter é um exame cardíaco realizado por um período de 24 horas. O paciente terá de carregar no período eletrodos fixados no tórax e manter um aparelho a sua cintura, sendo ele responsável por captar os sinais emitidos pelos batimentos cardíacos.

Esses são os principais exames cardiológicos solicitados a pacientes durante um check-up de promoção da saúde. Entretanto, pacientes com fatores de hereditariedade (com familiares cardiopatas), outros exames podem ser solicitados.

Para tal é necessário acompanhamento junto ao cardiologista, para que o paciente possa ter  a indicação de diagnóstico que melhor atenderá as suas necessidades.

Doenças cardíacas comuns a população brasileira

Todos os exames cardiológicos mencionados são altamente eficazes na identificação de diversas doenças, sendo que a maioria delas, quando monitoradas e devidamente tratadas, permitem que o cardiopata tenha vida tranquila.

As doenças de maior prevalência na população brasileira são:

  • Arritmias cardíacas;
  • Cardiomiopatias;
  • Pericardite;
  • Valvulopatias;
  • Cardiopatias congênitas;
  • Doença arterial coronariana;
  • Doenças vasculares;
  • Entre outras.

Por vezes, apenas o acompanhamento periódico da condição clínica se faz eficaz, não sendo necessário uso de medicamentos contínuos.

Essas são apenas algumas informações relativas aos exames cardiológicos comumente solicitados. Em caso de dúvidas, é importante procurar aconselhamento junto a um cardiologista.