Grand Theft Auto V Next Gen

Graças ao poder das novas plataformas tudo está melhor que nunca, o detalhe e qualidade das texturas sofreu um aumento considerável, se dantes nos papéis apenas se viam umas figuras esborratadas agora tem um texto legível. Os efeitos meteorológicos são mais realistas principalmente nas tempestades com o efeito da chuva a cair e os céus iluminados pelos relâmpagos.

Los Santos e Blaine County ganharam uma nova vida, se na cidade as ruas estão mais povoadas de pessoas e carros no campo há inúmeros novos animais (coelhos, javalis, porcos, …) que se movem por entre as novas vegetações. Mesmo o oceano que é certamente a parte menos explorada não ficou esquecido, estando mais belo do que nunca e cheio de novos seres.

No que toca à fluidez o jogo está bloqueado a 30FPS, apesar de não ser os 60FPS que muitos sonhavam não deixa de estar muito fluido. Este era um dos calcanhares de aquiles das versões PS3 e Xbox 360 onde as quebras do frame rate eram frequentes principalmente quando a ação aumentava.

A principal novidade do GTA V next gen é o modo na primeira pessoa que pela primeira vez num Grand Theft Auto nos permite ver o mundo pelos olhos dos protagonistas. Se andar a pé pode ser um pouco esquisito nos tiroteios e condução esta perspectiva funciona muito bem. As armas estão muito detalhadas e foram criadas centenas de animações para recriar a experiencia de um FPS. Já nos veículos o interior é muito detalhado sendo até possível ver os ecrãs e manômetros a funcionar. Para aumentar ainda mais a sensação de imersão a nossa visão é afetada por elementos externos como óculos e capacete ou claro um pára-brisas rachado por balas.

Só esta nova perspectiva basta para parecer que estamos num novo jogo valendo assim a pena regressar a Los Santos mas há novos conteúdos como veículos, armas e atividades para incentivar quem já tem o jogo a regressar. Há missões para desbloquearmos novos veículos, todos os carros adicionados nas atualizações andam agora pelas ruas, há novos colecionáveis como as Peyote Plants que nos transformam em animais, desde galinhas e outros tipos de aves para voarmos pelos céus e mandarmos excrementos a quem quisermos a coelhos, cães, porcos  e até baleias.

Nas novas versões do GTA V podemos usar os mesmos códigos e até pelo telemóvel os conseguimos agora inserir como fazíamos no Grand Theft Auto IV. Outro pormenor interessante é na PS4 ouvirmos pelo comando as comunicações via rádio ou a barra de luz piscar quando estamos a ser perseguidos pela polícia.