Como Reinventar a Maneira de Aumentar a Conversão do Seu Site

Para aqueles que são novos no conceito de conversão na Web, achei que seria útil abordar algumas das principais ideias em torno dessa estratégia.

O que é conversão?

Um site é um recurso corporativo e, como qualquer outro recurso, deve fornecer um retorno sobre o investimento. Esse retorno deve ser mensurável, o que significa que o resultado final de qualquer site é: como, especificamente, o site cresceu meu negócio hoje / esta semana / este mês e assim por diante. Digite o conceito de “conversão”. Para um website de empresas, normalmente há três metas principais de conversão:

  • gerar leads;
  • venda de produtos via ecommerce;
  • gerando referências.

A razão que eu digo isso é porque estas são as principais ações que levam a dólares reais. Então, eles são o principal meio para o seu site gerar um retorno do investimento. Quando um visitante realiza uma dessas ações, isso é contabilizado como uma “conversão” (como na conversão de visitantes em leads e clientes).

Como a taxa de conversão é calculada?

Em desenvolvimento de sites, para calcular sua taxa de conversão, você deve identificar duas métricas individuais: primeiro, o número de visitantes que seu site recebe e, segundo, quantas delas realizam uma ação que você considera uma conversão. Depois de ter esses números, a matemática é simples:

Número de vendas ou leads / Número de visitantes = Taxa de conversão (multiplique por 100 por%)

A título de comparação, considera-se que uma taxa de conversão “boa” de sites de comércio eletrônico esteja no nível alto de um dígito. Para geração de leads, uma taxa de conversão “boa” é a alta adolescência.

Se o seu site for “médio”, você provavelmente estará entre 1% a 2% para comércio eletrônico e entre 4% e 6% para geração de leads. Dicas para melhorar a taxa de conversão Vamos supor que você esteja procurando melhorar sua taxa de conversão. Existem basicamente duas maneiras de fazer isso:

  • Melhore a qualidade do tráfego que seu site recebe. Isso envolve ser mais seletivo sobre as origens do tráfego – afiliadas, anúncios (on e off-line), palavras-chave de pagamento por clique e assim por diante. É provável que você esteja pagando por esses visitantes (embora possa não ser de uma maneira tão óbvia quanto com o pagamento por clique), portanto, melhorar a qualidade do tráfego provavelmente economizará seu dinheiro em custos de marketing direto.
  • Aumente o apelo do seu site. Isso aumentará a porcentagem de visitantes para “tomadores de ação”. O problema aqui é que a palavra “recurso” é vaga e saber como tornar um site mais atraente nem sempre é fácil.
  • Veja algumas dicas específicas para aumentar o apelo do seu site:
  • Conheça o seu público Eu já disse isso antes, mas vale a pena repetir. Entender seu público-alvo é a chave para criar um site de alta conversão. Depois de entender quem são seus visitantes, você pode personalizar o design, o layout, a estrutura e a mensagem para atender às necessidades deles. Um site que pareça “apenas para mim” para um grupo específico obterá uma alta taxa de conversão desse grupo.
  • Crie Credibilidade Primeiro, você reduz o número de “bandeiras vermelhas” em seu site e, em seguida, trabalha para aumentar a credibilidade. As pessoas só compram de sites (e empresas) em quem confiam. Logotipos da BBB, depoimentos de clientes anteriores e uma aparência profissional podem ajudar a construir credibilidade.
  • Tornar as coisas mais fáceis Depois de entender seu público-alvo, construa seu site de modo a oferecer o máximo valor com o número mínimo de cliques. Prever as principais necessidades de informação de seus visitantes e fornecer uma navegação clara para essas informações fará com que seu site seja uma fonte simples e eficaz de informações. Estamos todos ocupados, e um site simples é uma surpresa agradável que seus visitantes irão apreciar!