Autoestima: Descubra a Forma Mais Eficiente de Fortalecê-la

A autoestima é um sentimento fundamental para o nosso bem-estar. Quando estamos com ela baixa, podemos comprometer nossa saúde e abalar nosso emocional. Por isso confira nossas dicas para que você tenha uma estima elevada, e consiga ter uma vida feliz e equilibrada.

Definição de Autoestima

Muitas vezes confundimos o sentimento de autoestima com o orgulho. Mas eles são completamente diferentes. Enquanto que o primeiro não precisa inferiorizar o outro, para ficar bem, o segundo precisa, necessariamente, ser superior ao outro ser humano.

Além de buscar fortalecer a autoestima, recomendamos também que você entenda como ter amor próprio. Pois a combinação e desenvolvimento desses hábitos são muito benéficos para suas relações.

Sejam amorosas, ou não, ao tratar de sentimentos, autoestima, amor próprio, devemos sempre cuidar desses. E, claro, outras dicas valiosíssimas você aprende no Blog Chama de Amor.

Elevando a sua estima

Para que você consiga fortalecer sua autoestima, é preciso, antes de tudo, você se conhecer. Sim, exatamente isso, pois uma vez que você tem consciência das suas características próprias, poderá modelar a melhor atuação para fortalecer sua autoestima. Independente disso, as dicas práticas podem melhorar consideravelmente sua confiança.

Faça atividades físicas

Já está mais que comprovado que fazer atividade física é bom para todo o nosso estado geral. Quimicamente, o exercício físico estimula a produção de hormônios que nos dão a sensação de prazer, como a dopamina. Simultaneamente, a prática reduz a produção de hormônios que nos causam estresse e irritabilidade, como exemplo o cortisol.

Escolha seu estilo

Uma simples mudança de visual pode melhorar a satisfação pessoal que você sente, ao olhar no espelho. Então utilize as tendências da moda não para criar regras duras para seguir, mas apenas inspiração para saber combinar as peças que você se sente confortável.

Cuidar da pele, das unhas, dos cabelos, do corpo todo, vai elevar sua autoestima e colaborar para uma vida mais saudável. Pois saúde não significa apenas não estar doente, mas também estar em todo bem-estar. Seja físico, mental ou social.

Se permita errar

Um dos grandes males para a autoestima é o medo de errar. O medo, por si só, não é um sentimento vilão. Pois ele nos protegeu, até hoje, das ameaças que poderiam impedir nossa sobrevivência.

Mas quando o medo deixa de ser um alerta, e passa a ser uma condição que nos impede de vivermos tranquilamente, isso já se torna problemático. Somos ensinados, em todos os cantos, que não podemos errar.

Mas a verdade é que, junto com o erro, vem um aprendizado inestimável. Que muitas vezes vale mais do que muitos acertos. Por isso evite os erros, mas quando errar, não se martirize tanto, apenas aprenda com eles.