Whey Protein ou Caseína?

A proteína é um macronutriente necessário que serve para muitas finalidades no corpo, e a mais importante delas é a construção muscular. Dois tipos de proteínas muito populares em suplementos alimentares são a proteína de soro de leite whey protein e a caseína.

A whey protein é uma proteína de rápida absorção, ação rápida e de alta qualidade que fornece mais benefícios quando tomada imediatamente antes ou após o exercício físico. A caseína é uma proteína que age lentamente liberando aminoácidos para a corrente sanguínea, de modo que estes possam ser utilizados de forma mais eficiente pelo corpo. É benéfico incluir as duas formas de proteína em sua dieta mesmo que você não faça musculação.

Whey protein pode ser dividida em duas categorias: Concentrada e isolada. A forma mais popular de suplementos de proteína são as proteínas em pó. A maioria dos suplementos alimentares feitos com whey protein inclui uma combinação tanto da proteína isolada quanto da concentrada. A isolada é a mais pura e mais cara forma da proteína. É essencialmente concentrado de soro de leite feito através de um processo de purificação segundo. O concentrado whey contém ainda algumas gorduras, carboidratos e colesterol, ao contrário do whey isolado que tem tudo isso filtrado. É proteína quase pura por peso. Beber um shake de proteína antes ou depois de um treino de musculação em particular vai ajudar o seu corpo a se recuperar mais rápido. O melhor é tomar whey protein logo depois de um treino para tirar o máximo benefício da proteína.

A caseína é outra escolha popular dentre as proteínas em pó, pois ela também ajuda seu corpo a se recuperar dos treinos e pode ser tomada a qualquer hora do dia. Fisiculturistas tomam caseína antes de dormir para manter seu corpo em um estado anabólico enquanto dormem. O corpo entra em estado catabólico (queima dos músculos para obter energia) quando ele não tem calorias ou proteína durante um período de tempo prolongado. Tomar caseína ajuda a preservar o tecido muscular durante o sono, fornecendo aminoácidos para o sangue lentamente. A parte proteica do leite de vaca é composta basicamente por 20% de caseína e 80% de whey protein.

Combinando um plano de dieta e suplementos que incluem estes dois tipos de proteína irá beneficiar atletas e não atletas por ajudar a manter e aumentar a massa muscular. A dica é usar whey protein logo após o treino, que é quando o corpo precisa de proteína de absorção rápida, e usar a proteína à noite antes de dormir, pois você vai passar um longo tempo em jejum e a caseína, por ser de absorção lenta, vai proteger os seus músculos do catabolismo durante esse tempo.

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