Vegetarianismo – Restrição Alimentar ou Qualidade de Vida?

Cada vez mais pessoas se interessam por práticas que podem tornar suas vidas mais saudáveis e aumentar a qualidade. São muitas as pessoas que passam a adotar métodos saudáveis de alimentação. Outras pessoas adotam hábitos não tão saudáveis, restringindo alimentos sem nenhuma orientação médica.

Porém, não são todas as dietas que restringem algum tipo de alimento, e mesmo entre as que restringem, nem todas são perigosas. Um bom exemplo é quem tem intolerância a algum nutriente, como a lactose, ou o vegetarianismo, que restringe o consumo de carnes e/ou outros alimentos derivados de animais.

Mas, assim como nem toda dieta que restringe alimentos é perigosa, nem todo vegetariano é saudável. Por isso é importante buscar orientação médica, para que sejam colocados todos os pontos necessários para suprir os nutrientes e entrar em forma através de uma dieta saudável, ainda mais se você optar pela dieta vegetariana, pois haverá nutrientes que não serão consumidos com frequência, devido à restrição de alimentos de origem animal.

O cardápio restritivo

O cardápio de qualquer tipo de dieta que restrinja algum nutriente, seja por opção ou por algum outro motivo como intolerância, por exemplo, deve ser acompanhado por um nutricionista ou médico. Desta forma, o corpo não sofrerá nenhum prejuízo com a carência de nutrientes essenciais. Se uma pessoa é intolerante à lactose ou a glúten, ela será obrigada a controlar e restringir sua alimentação. Então, a restrição alimentar deste grupo de pessoas é diferente, pois eles não podem consumir.

Há muitos outros tipos de dietas que são bastante restritivas, mas é claro que a maioria é prejudicial ao organismo e nem os médicos indicam. O foco aqui é o vegetarianismo e dietas restritivas onde as pessoas possuem alguma intolerância. O vegetarianismo é o tipo de alimentação que restringe produtos de origem animal, mas pode ser saudável e aprovado por médicos.

Alimentos que podem ajudar na dieta vegetariana

É claro que dietas restritivas fazem mal ao organismo, mas sem acompanhamento médico, e principalmente se a pessoa não tiver intolerância, apenas optar por não consumir sem consultar a opinião de um médico. A dieta vegetariana, apesar de restringir, pode até mesmo ser saudável, já que ovos, leite e carnes são substituídos por mais legumes, grãos, frutas e água, o que é bastante benéfico para a saúde.

A maioria das frutas, grãos, legumes e verduras possuem todos os nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do organismo. Porém, há vegetarianos que somente não consomem carne, mas ainda consomem ovos e leite. É possível também apostar em suplementos, como Herbalife, que possui proteína do leite, leite de soja, e derivados de ovos e leite, para que haja alguma proteína animal no organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *