Vantagens de Plantar Árvores Nativas ao Invés de Exóticas

O que exatamente são árvores nativas? São árvores que se adaptaram em um ambiente particular por muitos anos sem qualquer influência humana. Eles oferecem muitos benefícios tanto para as pessoas como para a vida selvagem e ao ecossistema. Infelizmente, muitas pessoas usam árvores exóticas, que podem se tornar invasivas. Isso quer dizer que elas tendem a competir por espaço com as árvores nativas e muitas acabam por se espalhar por toda a terra. Em muitas comunidades suburbanas há mais plantas exóticas do que nativas, e é por isso que há cada vez menos animais selvagens.

Você sabia que muitos de nossos belos pássaros e as populações de outros animais selvagens estão ameaçados, como resultado da perda de habitat? Alguns já foram até mesmo extintos. As árvores nativas também sofrem por conta das pragas vindas do estrangeiro. Essas pragas, habituadas a se alimentar das plantas exóticas, quando introduzidas em outros ambientes começam a se alimentar das espécies nativas, e como estas não possuem qualquer defesa, são extremamente prejudicadas. Se mais pessoas usassem plantas nativas, elas poderiam se beneficiar de muitas maneiras.

Vantagens de plantar árvores nativas

Economia de dinheiro

Você sabia que com o cultivo de árvores nativas são menores os gastos com regas e outros tipos de manutenção? Não se esqueça que essas árvores se adaptaram ao seu ambiente por milhares de anos antes de você, o que significa que elas podem muito bem sobreviver por conta própria. Normalmente, você só precisa regá-las até elas se estabelecerem no solo e, a partir de então, elas se tornam muito tolerantes à seca. Pense em quanto dinheiro você poderá economizar.

Vida selvagem

Plantas nativas evoluíram com os animais nativos há milhões de anos. Muitas aves, mamíferos e insetos dependem de plantas nativas para sobreviver. Se você plantar uma variedade de árvores nativas em seu quintal, você pode esperar para ver muitos tipos diferentes de pássaros e borboletas. Você nunca vai ter um momento de tédio. Você também vai contribuir para ajudar a assegurar a sobrevivência de muitas espécies. É uma relação ganhar-ganhar para você e para os animais.

Valor ornamental

Acredite ou não, muitas árvores nativas são tão excepcionalmente bonitas como as árvores exóticas. No entanto, eles não são tão populares porque elas não são tão vendidas em viveiros. Exemplos de árvores nativas brasileiras são o pau-brasil, a jaboticabeira, a pitangueira, os ipês, entre tantos outros. O triste é que muitos brasileiros raramente verão essas plantas, porque elas estão perdendo cada vez mais espaço para as árvores exóticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *