Utilizações do Aparelho de Ultrassom

Um aparelho de ultrassom trabalha com o princípio básico de usar ondas sonoras para retratar imagens internas de diversas partes do corpo. No ultrassom, também conhecido como ultra-sonografia, as filmagens são em tempo real com um monitor para visualizar as estruturas sendo fotografadas. O ultrassom é indolor e preciso, e o processo deve ser completado por um técnico especialista em diagnóstico por imagem.

Diagnóstico

O ultrassom usado para diagnosticar doenças pode fornecer uma visão de estruturas internas do corpo que não poderiam ser vistas de outra forma. Algumas estruturas visíveis utilizando um aparelho de ultrassom incluem a vesícula biliar, tireóide, bolsa escrotal, próstata, músculos e tendões, de acordo com o site RadiologyInfo.org. O ultrassom também pode revelar imagens no interior das artérias para diagnosticar o acúmulo de placas que podem levar a doenças cardiovasculares.

Quando utilizado para fins de diagnóstico, aquela varinha que emite e recolhe as ondas sonoras do aparelho de ultrassom, é normalmente situada fora do corpo, embora alguns tipos de ultrassom possam ser feitos no canal vaginal, no reto ou ainda no esôfago para obter uma visão mais próxima.

Gravidez

Os aparelhos de ultrassom são comumente usadas no pré-natal para ver o feto em vários estágios de desenvolvimento, avaliar o crescimento fetal e também diagnosticar qualquer anormalidade na gravidez. Algumas coisas que podem ser diagnosticadas com um ultrassom fetal incluem problemas na placenta, defeitos cardíacos congênitos do feto e ainda prever uma gravidez múltipla. O ultrassom pode também ser usado para determinar a idade gestacional do feto. O ultrassom Doppler permite que o fluxo de sangue do bebê seja visto para que o médico possa determinar se o coração em desenvolvimento está funcionando corretamente.

Terapêutico

O ultrassom pode ser usado terapeuticamente quando as ondas sonoras estão focadas e fixadas em comprimentos de onda específicos, explica a revista “Ultrasound Medical Biology”. Um exemplo desta aplicação utiliza ultrassom para fazer com que certos medicamentos possam mover para dentro e debaixo da pele para pessoas que não toleram as agulhas usadas nas injeções de medicação. Outras aplicações terapêuticas incluem a sonografia quebrando tumores, cirurgia de catarata e a destruição dos coágulos de sangue.

Orientação

Durante alguns procedimentos, o ultrassom pode ser usado para guiar o médico. O ultrassom é frequentemente utilizado desta maneira durante biópsias, em que uma agulha é inserida em um tumor suspeito para remover uma pequena amostra. A orientação da agulha durante uma amostragem de líquido amniótico para a amniocentese é outro exemplo. Usar o ultrassom para guiar a agulha permite uma maior precisão nestes tipos de procedimentos.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Utilizações do Aparelho de Ultrassom"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
wpDiscuz