Tudo Sobre Lenços

Uma mulher prevenida sabe aliar um acessório bonito a um acessório funcional. Os lenços são um bom exemplo disso, servem tanto para esquentar durante o frio quanto para dar um charme especial a um look para o dia a dia ou para o serviço.

A história do lenço

Diz a lenda que a primeira mulher a usar um lenço foi a rainha Nefertiti. Na China estes acessórios femininos eram usados para identificar funcionários e os guerreiros chineses. Na Roma antiga ele era feito de linho e era usado para esquentar, evoluindo para cachecóis, e também para limpar suor do rosto. Logo, os egípcios adotaram os lenços em um estilo de dança onde ele ficava amarrado por um cinto na cintura como uma saia, essa dança é a do ventre. Napoleão também aderiu a moda e enviou a sua esposa um lenço indiano. Mas foram os franceses que transformaram os lenços em item necessário de qualquer guarda-roupa feminino.

Já os lenços de cabeça chegaram no Brasil com a rainha Carlota Joaquina que foi obrigada a raspar os cabelos por causa de piolhos no navio, para não sair careca, ela passou a amarrar lenços na cabeça, e o que causou estranheza no começo, logo virou moda entre várias mulheres. Em Portugal o lenço era bordado pelas mulheres e dado a seus amados, e se eles o usassem em público era o anuncio de uma relação amorosa.

Nos anos 70 e 80 os lenços eram usado pelos homossexuais nos EUA para indicar a aceitação (ou não) de algumas práticas, dependendo da cor do lenço e do bolso que é usado, por exemplo um lenço laranja no bolso esquerdo queria dizer “estou só olhando” enquanto que no bolso direito o mesmo lenço significaria “topo tudo”.

O uso

Uma coisa é certa, lenços nunca saíram de moda em qualquer época, eles estiveram mais em alta e menos dependendo do tempo mas esse tipo de acessório pode e sempre dá um estilo a mais a um visual. Use um mix de peças estampadas vale até usar dois lenços juntos. Você pode também usar como um bracelete um lenço mais fino, amarrado na cabeça como um turbante, de modo clássico amarrado no pescoço de lado, na cabeça com um topete estilo retro, no pescoço com um belo broche para arrematar. Vale inventar e investir em alguns modelos de lenços para ter sempre em seu guarda-roupa com estampas sóbrias, coloridos, xadrez, finos, os de tecido diferente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz