Tudo que Você Precisa Saber Sobre Vidros Blindados

Vidros blindados são a melhor maneira de garantir segurança, seja em residências, automóveis ou estabelecimentos comerciais. A violência crescente nas grandes cidades fez com que a tecnologia produzisse uma forma da população proteger a vida e seu patrimônio dos criminosos. O primeiro uso desse produto se deu em locais onde existem conflitos de guerra, protegendo veículos militares. Atualmente, qualquer pessoa pode ter um carro blindado não só nos vidros, mas em toda sua composição.

Os vidros blindados são formados por camadas intercaladas de plástico ou resina, e vidro. Uma camada de vidro é sobreposta em outra camada de vidro e são “coladas” com uma camada de plástico ou resina sintética que é o que realmente “segura” a bala, porque de uma certa forma esse composto estica e não deixa o projétil atingir a camada de dentro do vidro.

Esse plástico ou resina entre as camadas de vidro não muda a transparência e nem causa distorções óticas. A base física é que essa película consiga segurar a bala não deixando ela ir para o outro lado do vidro. É muito difícil que uma bala atravesse totalmente um vidro blindado, o que garante um grau de segurança muito confortável para quem utiliza esse dispositivo de segurança.

Para saber qual tipo de calibres cada vidro suporta, são feitos testes nos laboratórios das indústrias de blindagem. O produto sofre disparos de vários tipos de calibre e, de acordo com sua resistência é feita a determinação de até qual calibre cada tipo de blindagem suporta, como também quantos projéteis são necessários para que o vidro se quebre ou seja atravessado.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas possui profissionais qualificados para executar esse tipo de teste de acordo com seus dispositivos. Cada vez que uma blindagem é testada, a receita que foi aplicada no vidro é registrada como adequada para cada tipo de proteção.

Onde podemos encontrar vidros blindados

O produto é feito exclusivamente para oferecer segurança e proteção, o aumento da violência fez com que cada vez mais estabelecimentos queiram instalar esse tipo de proteção. Dessa forma, é possível encontrar vidros blindados nos seguintes locais:

1 – Bancos

As fachadas de todas as agências bancárias são feitas de vidro à prova de balas. Talvez seja o exemplo mais comum de uso para esse tipo de proteção já que são estabelecimentos muito visados pelos ladrões.

2 – Automóveis

Os carros das empresas de segurança e transporte de valores, personalidades famosas, chefes de estado, são protegidos com blindagem, não só nos vidros, mas em todo seu corpo.

3 – Recepção de edifícios residenciais e comerciais

A maior parte dos prédios de apartamentos residenciais e comerciais possui blindagem nas cabines de recepção. É uma maneira de proteger os profissionais que ocupam esses locais e também de evitar que o edifício inteiro seja invadido por criminosos.

4 – Casas lotéricas

Os locais onde as pessoas fazem apostas para jogos, também são agências bancárias da Caixa Econômica, assim são muito visados pelos criminosos. Geralmente toda a fachada desses estabelecimentos é protegida com vidros blindados.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta