Tratar e Lidar com a Depressão quando o Motivo é a Infertilidade

Casais lutando com a infertilidade é uma situação que provavelmente e inavitalvelmente irá desencadear o problema da depressão. Depois de tanta esperança para o nascimento de uma criança, a infertilidade definitivamente faz com que as esperanças sejam frustradas dando espaço para o sentimento de depressão para ambos e fatalmente um colapso emocional. A infertilidade de um ou ambos não deve ser motivo para sentimentos de inutilidade, pois não têm absolutamente nenhum reflexo em seu valor como ser humano – para anexar a culpa a infertilidade é como responsabilizar o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Caso você e seu parceiro possuem este problema e estejam começando a se sentir deprimidos, nunca é cedo demais para começar a tratar a depressão causada pela infertilidade. A depressão é uma doença que pode ser chamada de “energia vampira”, pois suga toda a vontade de viver. A vida de ninguém é um mar de rosas, pois ela não lhe dá nenhuma trégua de problemas que podem se transformar em desespero. Lidar com a infertilidade pode ajudar a seguir em frente com a vida. Há uma série de problemas emocionais e físicos que podem ser provocados pela depressão causada pela infertilidade, mas existem algumas maneiras de superá-los também.

Falando francamente com seu parceiro sobre o que você está experimentando é uma boa maneira de começar lidar com a infertilidade. Muitas vezes, apenas falando do problema pode ser um alívio da pressão. Algumas pessoas são capazes de aliviar sua depressão com novos hobbies ou focando-se em seu trabalho. Seria especialmente bom se você e seu parceiro fizessem algum hobby juntos.

Há algumas outras coisas que você pode fazer para ajudar a tratar a depressão causada pela infertilidade e o primeiro passo é obter uma boa noite de sono. A fadiga pode fazer a sua depressão piorar. Exercício tem sido comprovados para auxiliar a superar a depressão, e fazendo uma caminhada diária é uma boa maneira de começar o exercício que você precisa – e também vai te tirar da casa. Aderir a um grupo de apoio a infertilidade poderá ajudá-lo a  lidar com problemas de infertilidade e a depressão resultante. As pessoas em grupos de apoio tem os mesmos problemas, então eles serão solidários e compreensivos.

Uma boa opção se você está tendo problemas de depressão causada pela infertilidade é procurar aconselhamento profissional para o mesmo. Ninguém procura ajuda para um problema que não é debilitante pois existem casos que a pessoa com depressão se sente constrangida com o problema por ele ser psicológico, mas existe pouca diferença entre corpo e mente em problemas como este e por isso ambos precisam ser tratados se necessário. Às vezes, o aconselhamento de um profissional pode ajudar você a entender seus sentimentos e dar-lhe mais de uma habilidade para lidar com a infertilidade. Se provarem ser  necessários o uso de medicamentos para ajudar você ou seu parceiro, não hesite em aceitar pois podem ajudar a trabalhar e viver fora de sua depressão.

Muitos casais podem utilizar técnicas mais avançadas disponíveis na medicina, mas existem alguns casais que nunca serão capazes de terem filhos de forma biológica. Esses casais muitas vezes têm tanto a oferecer uma criança que deve considerar seriamente a adoção.

Mas o mais importante ao lidar com a infertilidade é tomar providências logo que possível para lidar com uma provável depressão. O seu valor como pessoa é importante, e quanto mais cedo que você começar o tratamento contra a depressão causada pela infertilidade, melhor será para você e seu cônjuge.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz