Tijolo de Cogumelo: Mais Forte que Concreto

Muitas vezes, a descoberta e domínio de um material para utilização na construção civil tem aberto novas possibilidades na hora de reimaginar o espaço em que vivemos, trabalhamos ou passamos nosso tempo. Foi assim com a madeira e o vidro, as pedras, que alteram em grande parte o aspecto, a estética do local. Mas também existem outros materiais que abrem possibilitade para a engenharia de novos tipos de construções, como foi com o aço.

Arquitetos estão sempre em busca de novos materiais que podem dar às construções novos aspectos estéticos ou funcionais. E Phil Ross é um artista que quer popularizar um material não tão novo, mas até hoje não utilizado como material de construção: tijolos feitos de cogumelos. Na verdade são tijolos feitos da parte da “raiz” do cogumelo, que fica abaixo da terra,  conhecido cientificamente como mycelium. Esse material pode ser cultivado tão facilmente quanto uma cultura de cogumelos.

De acordo com Philip Ross, esse material pode ser moldado em qualquer formato desejado, além de ser mais forte que concreto, e à prova de água, mofo e fogo e ter baixo custo. A patente para a utilização desse tipo de tijolo foi registrada por Philip, mas ainda só foi utilizada por ele para construir objetos menores, peças de arte e uma pequena estrutura que lembra um iglu.

“Esse material tem o potencial de substituir muitos plasticos baseados em petróleo. Ele saiu do mundo das artes e parece ter entrado em uma ficção científica ou algo assim” disse Ross, que participava de um evento ligado a arquitetura em São Francisco, nos Estados Unidos. Durante o evento ele montou um pequeno laboratório para demonstrar como o material pode ser utilizado para construir cadeiras e bancos.

Muitos outros materiais como vidro e isopor sofreram resistência antes de serem utilizados em larga escala como hoje. Talvez a maior resistência que o projeto de Philip Ross precise superar é o nojo que o material causa nas pessoas. Falta agora encontrar clientes que estejam dispostos a investir nesse material e quem sabe serem os primeiros a morar em uma casa de cogumelo, bem diferente da utilizada pelos Smurfs.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz