artigosim logo

Suco de Maçã – Benefícios para a Saúde

19 de janeiro de 2012 | Autor: | Postado em Alimentação

O suco de uma maçã que você faz em casa é muito benéfico para sua saúde, especialmente se ele ainda contém pedaços de casca da maçã. Há, ao que parece, problemas com sucos de maçã industrializados, e o problema é que o conteúdo de chumbo e arsênio não são regulados em sucos de frutas como o são em outras bebidas.

Um estudo realizado nos EUA em agosto de 2011 examinou diversos sucos de maçã e de uva industrializados, e, das 88 amostras colhidas, um quarto delas continham níveis mais elevados de chumbo do que é permitido por lei em garrafas de água mineral, por exemplo, e 10% continham arsênico também mais do que o recomendado como sendo seguro para água mineral. Em água, cinco partes por bilhão são permitidas, e dez partes por bilhão são o limite total para o arsênio, tal como estabelecido pela USFDA.

Suco de maçã industrializado é fabricado por um processo de maceração e prensagem das maçãs, que podem ainda ser tratadas para remover a pectina e o amido, e depois são pasteurizadas para embalagem ou desidratados para fazer polpa concentrada. A maioria dos nutrientes é perdida no processamento e em algumas é acrescentada vitamina C, que basicamente significa que os fabricantes estão adicionando um nutriente que foi retirado da maçã no processamento. Minerais não parecem ser perdidos, como o boro, que o suco de maçã contém e é essencial para os ossos saudáveis. Ele também contém flavonóides e compostos fenólicos naturais, bem como polifenóis que podem atrasar os efeitos do envelhecimento devido a suas ações antioxidantes. Acredita-se também que a acetilcolina no cérebro pode ser aumentada através do suco de maçã e acredita-se que ela possa aumentar capacidade da memória.

Os polifenóis e a pectina em maçãs cruas têm um efeito anticarcinogênico no estômago, de acordo com a American Research Center da Apple USA Association. A pectina obtida a partir do suco de maçã aumenta a produção de butiratos, que permitem ao corpo ativar seus mecanismos para produzir compostos antioxidantes. Isso ajuda a manter a flora saudável no estômago e tem ação anticancerígena. A ferro e pectinas em suco de maçã é benéfico para os pulmões para ajudar aqueles que são fumantes ​​ou propensos a ataques de bronquite. Estes também ajudam a livrar o corpo de toxinas.

O suco de maçã foi mostrado ser útil para mulheres pós-menopáusicas e crianças, pois ele pode ajudar a manter ossos fortes e saudáveis. No entanto, existem alguns que simplesmente não podem tomar suco de maçã por vários motivos, assim para eles o melhor é misturar suco de maçãs espremidas em casa com o suco de cenoura e, talvez, com o suco de beterraba. Esta combinação dá um equilíbrio de vitaminas e minerais que deve ser em sua dieta.

A quercetina é encontrada na casca de maçã e maçãs vermelhas contêm mais deste do que as amarelas ou verdes, por isso o melhor é comer uma maçã com casca após a higienização completa para os melhores benefícios de saúde. Esta forma de ingerir a fruta é melhor, pois dará também uma dose de fibras dietéticas que você precisa para prevenir a constipação e hemorróidas.

No entanto, se você não gostar ou não puder comer maçãs, tente pêras, blueberries ou mirtilos, e as cebolas é claro, pelo seu conteúdo quercetina.

Se você toma suco de maçã com maças espremidas em casa há benefícios significativos para a saúde, mas para ingerir sucos de maçã industrializado deve haver cuidado, pode ser melhor simplesmente comer uma maçã crua!

Marcelo Torres

Autor:

Um dos escritores contribuindo para a geração de conteúdo online gratuito e de valor.

Este autor possui 185 artigos publicados até o momento.

Deixe uma resposta