Sobre a Criatividade

Existe o bloqueio criativo, pode acontecer quando uma pessoa acha que não vai conseguir fazer algo ou quando a pessoa simplesmente acha que não tem criatividade.

A parte boa!

Todas as pessoas tem criatividade, e se alguém está bloqueando-a, a solução é fácil, basta que a pessoa entenda que é capaz  e que consegue criar, seja o que for, depois é só começar a usá-la. Pode ter certeza que, quanto mais alguém tem prazer em fazer coisas criativas, mais aumentará esta capacidade de forma natural.

É algo que pode ser incentivado, muitos se surpreenderiam em como podem ser altamente criativos, é como estar segurando uma ferramenta nas mãos, só precisamos usá-la. Outra capacidade que pode ser facilmente melhorada é a memorização, existem técnicas que melhorarm de forma significativa o nosso poder de memorização. Uma boa dica é o curso de memorização do Renato Alves

A Palavra de Deus diz que fomos criados a Sua imagem e semelhança, e foi Ele que nos deu consciência, inteligência, criatividade e etc. Assim como Ele é Criador, também nos concedeu a capacidade de criar, não temos poderes, somente o Senhor tem TODO o poder, mas podemos inventar e usar nossa imaginação para fazer coisas usando nossas próprias mãos, isto é fato, é só olharmos para a história da humanidade e veremos com clareza tudo o que foi produzido até agora.

Começamos a pensar já no ventre materno, todos sabem que um feto reconhece a voz da própria mãe, e quando ela fala ou canta, ele reage de dentro da barriga. Nos primeiros anos de nossas vidas estamos descobrindo o mundo, eu já testemunhei um bebezinho, deitado, olhando para a mãozinha, abrindo-a e fechando-a repetidas vezes, ele estava aprendendo a controlar a própria mão.

Quando somos criancinhas, e fazemos alguns rabiscos em um pedaço de papel e depois chamamos aquilo de desenho, ou quando brincamos sozinhos ou com outras crianças imaginando situações que não são reais, estamos usando e desenvolvendo nossa criatividade.

E todos também a utilizamos em nosso trabalho, a dona de casa inventa colocar um novo ingrediente na comida para dar mais sabor, e a costureira usa-a nas suas roupas, quem borda tecidos, usa nos seus bordados, o vendedor, encontrando novas formas de convencer o cliente a comprar, o arquiteto elaborando um novo edifício, um publicitário planejando um bom jeito de vender uma marca, um produto, ou seja, é uma das nossas qualidades mais importantes, no entanto precisamos desenvolve-la.

Uma rápida estória

Uma feira com exposições e vendas de diversos produtos seria inaugurada na cidade. Um comerciante havia conseguido permissão da prefeitura para vender maçãs do amor no local. O fim de semana da inauguração traria milhares de visitantes, ele só tinha uma coisa com que se preocupar, muitas outras pessoas também estariam na feira vendendo maçãs do amor, o que ele faria para destacar seu produto e conseguir ganhar um bom dinheiro?

Usando a criatividade, encontrou uma solução!

Através de ingredientes naturais, fez coberturas de várias cores diferentes para as maçãs, haviam amarelas, roxas, azuis, verdes, cor-de-rosa. No dia da inauguração, suas maçãs coloridas foram um sucesso, principalmente as crianças, quando viam sua barraca, pediam para os pais comprarem enquanto já iam escolhendo suas cores favoritas. O homem também percebeu que os outros vendedores não haviam feito nada para se destacarem, e este foi o segredo do seu êxito.

Esta estória ilustra como é importante encontrar soluções criativas para melhorar nossas vidas.

Como o cérebro funciona?

Segundo informações do curso online de criatividade, no site do Sebrae S.P., o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo raciocínio lógico. Um exemplo, estimulamos esta parte quando tentamos resolver o seguinte problema: Alguns meses tem 30 dias, outros tem 31. Quantos tem 28 ?

Já o lado direito do cérebro é responsável pela criatividade. Dois exemplos, estimulamos esta parte quando imaginamos e escrevemos uma estória que inventamos, ou elaboramos uma frase sobre determinado tema, que é o que propõe o concurso de frases criativas deste site.

Este texto pode ser usado parcialmente ou integralmente por quem quiser, só peço que citem a

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta