SEO x PPC – Você Sabe a Diferença? Entenda Melhor

Na hora de fazer o marketing digital do seu negócio ou de seu site há diversas opções tentadoras para escolher: gerenciamento de redes sociais, anúncios em redes sociais, anúncios em sites, anúncios em sites de busca e otimização de resultado de buscas. Há ainda outros, mas aqui vamos falar das últimas ferramentas de marketing digital citadas, pois há diversas pessoas que se confundem quando elas vêm à tona ou não sabem a diferença entre elas, ou se existe uma diferença. Vamos falar, então, do PPC (Pay Per Click), que são anúncios realizados em sites de busca, e do SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de links em resultados de sites de busca de busca, explicando cada um deles e mostrando suas principais diferenças e por que escolher cada uma delas.

Primeiramente, se você deseja um resultado mais urgente, principalmente na hora de vender algo em seu site pela internet, o PPC é mais recomendado. São links patrocinados que, na hora que alguém digita no Google, por exemplo, uma certa palavra-chave relacionada a seu site, o mesmo poderá aparecer entre os primeiros resultados da página, lá no seu topo, ou nos resultados mostrados ao lado direito. Mostrados em um fundo amarelo claro, esses resultados são evidenciados como anúncios. Tal forma é ótima para quem deseja vender algo para um público específico, pois tem o resultado imediato, mas pode custar mais caro e não tem resultados a longo prazo definidos, como expansão do seu site ou de sua marca. O anunciante paga por clique ou impressão realizada a cada vez que alguém clica ou vê o link, respectivamente, podendo lançar um valor específico para isso.

Já a outra alternativa, o SEO, faz com que seu site seja expandido e possa ser mais visualizado pela internet por usuários que busquem por palavras-chaves relacionadas ao conteúdo do site em motores de busca, ainda como Google. Pode parecer repetição do PPC, mas o SEO ocorre de forma orgânica: através de diversas formas, os profissionais de tal ferramenta fazem com que o seu link (site ou blog) seja mais relevante para o Google colocar entre os primeiros resultados e as primeiras páginas, e não é um anúncio. Assim, é uma boa escolha para quem pretende por expansão de uma marca, sem vendas rápidas e diretas, e possui resultado de médio a longo prazo.

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