Saiba Mais Sobre Dor na Articulacão Sacroilíaca

A articulação sacroilíaca (ASI) conecta a coluna até a pélvis. O sacro é o osso de forma triangular na parte inferior da coluna vertebral, abaixo da coluna lombar, no qual é composto por cinco vértebras que se fundem e não se movem. Os ossos ilíacos são os dois grandes ossos que compõem o quadril. O sacro e os ossos ilíacos  (íleo) são mantidas juntas por um conjunto de ligamentos fortes. Há relativamente pouco movimento (hipomobilidade) nas articulações SI.  A maior parte do movimento na área da pélvis ocorre tanto no quadril ou na coluna lombar. Essas articulações precisam suportar todo o peso da parte superior do corpo quando estamos ereto, e isso pode levar a um desgaste da cartilagem das articulações SI.

A principal causa da disfunção da articulação sacroilíaca se deve pelo desgaste ou danificação da cartilagem que cobre o osso. Existe também grande influência da biomecânica da pelve na qual pode se apresentar de forma horizontal ou vertical(raro), e isso ocorre por ação da musculatura nessa articulação, nos quais são os músculos espinhais, ilíacos, psoas e posteriores(isquiotibiais;pelvitrocanterianos e adutores).

Muitos indivíduos apresentam queixas lombares, mas na verdade possuem problemas em sua articulação sacroilíaca (ASI). A disfunção desta é difícil de diagnosticar com precisão uma vez que os sintomas se assemelham aos da dor associada a uma hérnia de disco e ciática. Mas com o Tratamento de RPG (Reeducação Postural Global –Philippe Souchard) é possível, pois é realizada uma avaliação específica que inicia pelo interrogatório sobre a dor, exame da articulação e depois é feita uma reequilibração macro e micro desta articulação.

Essas reequilibrações seriam a correção da articulação manualmente associada ao alinhamento postural que causarão tensão nessa região. Porém indicará realmente o verdadeiro causador da dor, por isso é importante o indivíduo que apresentar uma dor na região sacroilíaca, passar por uma avaliação, e logo em seguida uma consulta por causa da tensão gerada para descobrir de fato o causador da dor.

O Tratamento de RPG tem como ferramenta seis posturas (rão no chão; rã no ar; sentado; em pé-centro; em pé parede; bailarina), mas para tratar a região sacroilíaca as principais são bailarina, rã no chão e rã no ar. Estas posturas irão  auxiliar no alongamento dos musculos, consciência corporal e respiração, no qual isso tudo será trabalhado ao mesmo tempo. Além disso, são dadas orientações sobre a maneira correta de sentar, verificação da ergonomia tanto do local de trabalho como em casa, no qual devem ser colocados em prática pelo indivíduo no seu dia a dia.

A função de um fisioterapeuta “rpgista” é dar ferramentas ao paciente para que ele execute todos os dias, pois a consulta tem duração de uma hora em média. Mas fora da consulta é o que realmente fará a difirença para se ter uma qualidade de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *