Revestimentos Laminados Para o Piso

Nos últimos anos, a economia do país se aqueceu, e o Brasil experimentou crescimento exponencial nos segmentos da construção civil. Esse crescimento trouxe impactos positivos e negativos para o cidadão que deseja construir a sua casa, como a diversificação de revestimentos de piso para construir e a crescente escassez de mão de obra para de fato tirar os seus planos do papel.

A diversificação de materiais para a construção foi um fenômeno diretamente ligado à crescente busca do mercado consumidor por matéria prima para a construção. Cada vez mais os revestimentos são dotados de tecnologia, e esta tecnologia é empregada inclusive para baratear os custos da produção e gerar um produto final com preço atraente para o consumidor. Um bom exemplo disso são os pisos laminados. Nunca se viu tantas linhas deste produto antes no mercado, sendo ele um concorrente direto dos pisos de madeira maciça, justamente pelo aumento do preço deste último revestimento em vista da alta da demanda consumidora deste produto.

Vale destacar que o crescimento da construção civil no país serviu de incentivo para a entrada de diversas empresas estrangeiras de revestimentos e matérias de construção, que incentivara a concorrência por trazer tecnologias de produção até então inéditas no país. Isso foi um forte incentivo para que diversas empresas nacionais, mesmo às de tradição no mercado, investissem em suas marcas e tecnologia para tornar seus produtos competitivos diante dos novos concorrentes, como por exemplo, o piso laminado durafloor, de uma das empresas mais tradicionais de revestimentos no país, porém que investe forte em design e tecnologia para manter sua posição de destaque no país. O resultado são as diversas linhas e acabamentos oferecidos por este fabricante no segmento de pisos laminados.

Para atrair consumidores, os fabricantes de pisos laminados cada vez mais empregam tecnologia em seus produtos, gerando qualidade e novas características para atrair o consumidor. A facilidade de limpeza do piso laminado é um bom exemplo disso. Hoje praticamente todos os fabricantes fornecem produtos de fácil limpeza, sem a necessidade de produtos especiais para a limpeza do material. Outra característica a se destacar é a resistência a riscos do piso laminado à riscos e arranhões, que chega a ser muito maior do que o próprio  piso de madeira no caso de alguns fabricantes.

Para manter maior controle sobre a qualidade dos pisos laminados em relação à abrasão, A ABNT estipulou norma técnica, que divide os revestimentos laminados em piso laminado, para os revestimentos laminados de alta resistência à abrasão, e o carpete de madeira, nomenclatura para produtos de qualidade inferior.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz