Reúna a Família e Faça Uma Planilha de Gastos

Ultimamente você andou percebendo que o orçamento familiar da sua casa anda um pouco apertado? Vocês estão gastando muito com viagens, transporte, roupas ou saídas para se divertir e isso está demandando mais grana do que vocês estão podendo arcar? O problema, na verdade, não são esses gastos a mais e a solução também não é extingui-los da rotina de vocês. O que deve ser feito é o controle financeiro doméstico, começando com uma ferramenta bem eficaz: a planilha de gastos.

A planilha de gastos é uma ótima ferramenta para que você e todos da sua família possam visualizar como gastam e o que fazem com seu dinheiro durante um período, como em um mês, já que os salários são mensais. Podendo visualizar, vocês conseguem descobrir se está indo tudo bem, se devem mudar a forma que gastam, se há gastos que podem ser considerados inúteis e depois cortados, e pode ajudar também a se livrarem de dívidas ou economizar para realizar um sonho de todos vocês, como comprar um novo carro, uma casa ou fazer uma viagem.

E para que essa planilha de gastos dê certo não são só o provedores financeiros da casa que devem aprender a mexer nela e a utilizar no dia-a-dia: todos os membros, mesmo o mais novos, devem ser responsabilizados pelos gastos, ainda mais quando eles ganham mesada, pois é uma ótima forma de, desde antes de possuírem dinheiro, já serem responsáveis financeiramente e aprenderem a gastar da melhor forma ou economizar também.

Anotem todos os tipos de gastos que sua família tiver, desde contas de casa até os lanches comprados pelo seu filho na hora do recreio na escola. Quando for anotar contas, coloque a data de vencimento, e ao pagar uma parcela de algo, anote em qual parcela vocês já estão.

É importante também estipular para todos os membros da família uma cota de dinheiro para sobrar em um mês ou semana, pois educa a todos e podem ficar mais responsáveis e disciplinados quando o assunto é dinheiro. No fim, o maior objetivo da planilha de gastos é que sua família prospere junta e que todos saibam melhor como usar dinheiro.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta