Quer Trabalhar no Brasil? Como Proceder?

Se você é estrangeiro e está pensando em trabalhar no Brasil, saiba que sua missão não é tão simples. Descubra o que fazer para obter seu visto de trabalho.

Os dados não são muito animadores. Uma pesquisa realizada pelos profissionais da Vagas Tecnologia mostrou que um a cada quatro estrangeiros está desempregado no país. A maioria deles veio da Europa e tem entre 25 e 40 anos. Foi possível identificar também que o problema não é exatamente a falta de qualificação profissional, já que muitos dominam mais de um idioma e já exerceram algum cargo de chefia. Porém, isso não significa que é impossível conseguir um visto de trabalho no Brasil. Entenda os fatores dificultadores e facilitadores deste processo.

O que as empresas buscam de um estrangeiro?

Um dos principais motivos para o número de desempregados estrangeiros no país é o fato de as empresas procurarem avaliar outros fatores que vão além da qualificação profissional do candidato. O empregador fica em uma situação delicada, pois o currículo se torna muito bom para cargos básicos e de menor exigência, mas, ao mesmo tempo, não contempla todos os requisitos para contratações mais elevadas. Apesar de dominar mais uma língua, poucos dominam o português, que é essencial para ocupar um cargo mais elevado já que vai exigir uma boa comunicação dentro da empresa. O tempo de permanência no país também conta, uma vez que as empresas buscam profissionais comprometidos e que queiram permanecer no país.

Como faço para conseguir um emprego?

O ideal é que você procure por uma vaga antes mesmo de decidir mudar-se para o Brasil. Existem diversos portais de emprego on-line e você pode se candidatar e participar de processos seletivos via Skype. Conseguir uma ocupação profissional antes de fazer as malas, facilitará até para você poder justificar a sua entrada no país. No entanto, se você precisou vir de repente e não deu tempo de se prevenir e procurar por nada previamente, tente se familiarizar ao máximo com a língua portuguesa, em primeiro lugar. Quanto mais você praticar a língua e melhor conseguir se comunicar, mais chances terá. Outra coisa é sempre verificar se sua documentação está completa, já que isso vai ser a primeira coisa as empresas contratantes irão checar. Use sua formação acadêmica e sua experiência profissional a seu favor no processo seletivo e deixe sempre bem claro sobre o quanto pretende se comprometer na tarefa e por quanto tempo pretende residir em terras brasileiras.

Vale lembrar que uma excelente opção de gerar renda até conseguir alguma ocupação profissional em sua área é ensinar seu idioma nativo. Você pode elaborar aulas particulares ou procurar por vagas de trabalho em cursos de idiomas. Com persistência e um pouco de paciência, você conseguirá seu visto de trabalho mais rápido do que imagina! Acesse a jobtonic e confira as mais de vagas no Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz