Que Problemas Provocam as Varizes?

Quais os problemas que as varizes habitualmente causam?

Grande parte das mulheres com varizes não tem quaisquer sintomas ao longo da vida. Quando os sintomas aparecem, não são, na maioria das situações, um caso clínico sério, mas apenas um incómodo. Só uma pequena percentagem de pessoas com varizes desenvolve úlceras ou qualquer outro problema grave e há quase sempre sinais de aviso – hiperpigmentação (escurecimento) ou eczema da pele na zona do tornozelo.

Problemas estéticos

Este é sem dúvida o problema mais comum causado pelas varizes ou veias varicosas e é compreensível numa sociedade que dá grande importância ao facto da mulher ter pernas bonitas. A preocupação com a aparência leva, muitas vezes, as mulheres a atribuir às varizes sintomas nas pernas que não são muito importantes.

Preocupação com problemas futuros

A preocupação com os possíveis perigos das varizes é comum e incluo-a nos “sintomas”, uma vez que é uma importante razão para a procura de aconselhamento médico. Os médicos devem reconhecer e ser sensíveis a estas preocupações, que os pacientes admitem muito relutantemente.

Dor e desconforto

Dor e sensação de peso nas pernas são queixas habituais, especialmente depois de se estar de pé durante muito tempo. Algumas pessoas com varizes têm sensação de prurido (comichão), calor e dor sobre as varizes. Todos os sintomas relacionados com as varizes tendem a piorar ao final do dia e a aliviar (pelo menos até um certo ponto) quando se está deitado, especialmente com as pernas elevadas, embora algumas pessoas se queixem de dores durante a noite.

Existem inúmeras razões para as dores nas pernas, para além das varizes. Um estudo recente, feito em Edimburgo mostrou que não existe uma relação forte entre os sintomas das pernas e a existência de varizes, especialmente nos homens. Mesmo nas mulheres, os únicos sintomas que tinham uma forte relação com a existência de varizes eram a sensação de peso/tensão, as dores e o prurido. A sensação de pernas cansadas, de inchaço, cãibras e formigueiro não têm uma relação significativa com a existência de varizes.

lsto significa que as pessoas com varizes devem ter em conta que as dores nas pernas podem não ter qualquer relação com as veias. Os médicos, por sua vez, devem questionar cuidadosamente os seus pacientes para perceber se os seus sintomas são causados pelas varizes, antes de aconselhar qualquer tipo de tratamento.

Uma vez que as dores causadas pelas varizes melhoram com o uso de meias elásticas, aconselho por vezes o seu uso para se fazer um período de teste: assim é possível descobrir se as veias são, ou não, as causadoras das dores. Tudo isto se torna difícil. porque as pessoas que não gostam do aspecto das suas varizes, muitas vezes encontram nelas a razão de quaisquer sintomas nas suas pernas.

Edema do tornozelo

As varizes podem provocar o edema (inchaço) do tornozelo em algumas pessoas, uma vez que a pressão nas veias provoca a retenção de líquidos nos tecidos, quando se está de pé, sentado com os pés no chão ou a andar. O inchaço desaparece depois de uma noite de descanso.

Existem muitas outras razões para o inchaço das pernas para além das varizes e, mesmo depois de um exame cuidado, é difícil certificar que as varizes são a causa. Pode desaparecer apenas depois de as varizes serem tratadas por cirurgia e, mesmo neste caso, o inchaço pode demorar algum tempo a desaparecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *