Diretor

Qual O Papel Do Diretor Escolar

Carrancudo, autoritário e mandão, são alguns dos adjetivos mais calorosos que os diretores escolares recebem normalmente. As crianças e jovens sentem um misto de medo e preocupação, quando veem o diretor andar pelos corredores ou chamar os alunos para uma conversa em sua sala.

Mas apesar de toda fama de mau, o diretor escolar tem um papel fundamental nas instituições de ensino e exerce a autoridade diante dos órgãos públicos e privados, além de ser ele, quem pode modernizar, favorecer ou infelizmente destruir uma escola. Veja o real papel do diretor escolar e como deve ser sua maneira de trabalho para uma educação e serviço escolar eficiente.

Administrador Por Excelência

Nada pode passar desapercebido pelo diretor escolar. É ele quem gerencia o bom funcionamento da instituição, observando todos os equipamentos se estão em boas condições de uso, se as cadeiras e mesas não tem qualquer tipo de problema e principalmente se as contas estão batendo no fim do mês.

É, por que se a escola é pública, precisa dar conta para a secretaria da educação e deixar as claras o que foi custeado e quanto sobrou ou precisará ser acrescido para manutenção como uma pintura por exemplo.

Quando falamos em escola particular, o diretor precisa ser ainda mais efetivo, já que a escola para ficar de pé, depende da boa gestão dos valores recebidos pela mensalidade escolar e fazer o possível pra nunca fechar no vermelho.

Firme E Justo

Diretores escolares são conhecidos por serem pessoas firmes, mas é comum que as pessoas confundam firmeza com autoritarismo. Ser firme é saber ser equilibrado e determinado, frio e racional.

O diretor escolar também precisa ser justo, saber conversar com alunos e professores e entender e gerenciar conflitos e sendo neutro diante dos problemas que podem ocorrer.

Ouvinte Paciente

ouvinte

Seja com pais, professores ou alunos, o diretor escolar precisa ter os ouvidos prontos para escutar as queixas, sugestões e elogios e fazer tudo isso com cuidado e paciência. É preciso entender que está lidando com pessoas, e por isso, terá que saber a hora de falar e agir.

Diretor De Tecnologia

O Diretor Escolar deve ser um ávido investidor, que sabe a hora certa de colocar o dinheiro da escola em benefícios para o negócio e principalmente para as pessoas que irão utilizá-lo. Por exemplo, trocar os computadores por máquinas mais potentes, fazer uso de lousas digitais e usar tablets como equipamentos que favorecem o ensino, são alguns dos pontos que o diretor deve pensar para a escola fique mais moderna e promove mais conhecimento aos alunos.

Controla Os Gastos

Controle de Gastos

No primeiro tópico falamos rapidamente desse ponto, mas sem dúvida é um dos mais importantes, já que um bom diretor sabe quanto a escola está gastando, quanto rende e como o lucro deve ser usado para as melhorias como um todo da instituição.

Um bom diretor escolar controla os gastos, economizando ao máximo, desde que isso não seja abrir mão da qualidade. Além disso, ele visa o corte de custos de forma inteligente, evitando novas contratações quando não é necessário, buscando alternativas de uma segunda fonte de renda e favorecendo assim o negócio a longo prazo.

Curso Online De Direção Escolar

Para ser diretor escolar, o profissional precisa ser formado em pedagogia e ter conhecimento em letras, ou seja, também ser um exímio professor. Além disso, o diretor escolar deve saber lidar com pessoas, contornar e gerenciar conflitos e também ter noções de finanças e administração.

Por isso é primordial fazer um curso online grátis Direção Escolar, de que terá o conhecimento e a base ideal, para exercer a função de Diretor Escolar da maneira certa e fazer a instituição de ensino em que trabalho um grande sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *