Qual é o Melhor Modo de Formatar o Disco Rígido do Computador?

A melhor forma de formatar o disco de um computador é uma pergunta constante entre os utilizadores do computador. Mesmo que a maioria dos profissionais aconselhe a formatar o disco do computador com CD que vem junto na compra do mesmo, há casos em que as pessoas não têm o CD à mão ou o perderam. Se o utilizador tiver perdido os seu CD com o sistema operativo windows , então é melhor obter um direitamente partir de Microsoft. Nos outros casos as pessoas podem procurar uma unidade externa com arquivos do windows para formatarem o sistema.Isto pode ser feito transferindo os arquivos a partir do site oficial do Windows. Qualquer que seja o caso, é difícil formatar Windows xp, Windows 7 e Windows Vista usando uma unidade externa. O utilizador do computador tem de alterar as definições do BIOS para fazê-lo.

O que torna o CD mais aconselhável é apenas ao facto de que durante o processo de formatação o disco rígido irá excluir todos os arquivos que são mantidos no interior da unidade “C” e gradualmente irá limpar e reformatar o windows. Este processo só é possível se o sistema iniciou a partir do CD ROM. O disco rígido não consegue extrair todos os arquivos da unidade de trabalho. É por isso que os profissionais dizem que usar o CD é a melhor maneira de formatar o disco de um computador com sistema operativo windows.

No entanto, isso não significa que outras maneiras de formatar um computador não existam e não sejam úteis. No caso de um disco externo, o utilizador ter que entrar no BIOS e escolher a opção de iniciar a partir da unidade externa para começar o processo. Se o utilizador não for tecnicamente qualificado, então este processo vai ser um tanto complexo no início.

Geralmente os utilizadores do computador reformatam o disco rígido quando o sistema se torna lento, está infectado por vírus ou quando foi atacado maliciosamente do exterior (hacking). Qualquer que seja o caso, formatar um sistema irá remover todos os arquivos que existem dentro do mesmo. Por isso, é aconselhável guardar esses arquivos e documentos mais importantes numa unidade externa. Depois de formatar um computador é obrigatório adicionar os drivers que estão em falta durante o processo. Se o utilizador está a formatar o seu sistema com a ajuda de um CD, então é muito fácil de encontrar as drivers e instalá-las.Caso contrário, o utilizador ter que as encontrar e instalá-las manualmente. Existem vários sites online que podem ajudá-lo a encontrar os drivers em falta. Outra coisa importante aqui é instalar os programas Anti-vírus e anti-malware logo após a formatação do sistema.

CD ou um disco externo são os dois caminhos para uma formatação completa. por isso,se escolher um CD é mais confortável e o processo menos arriscado. Se o utilizador estiver tecnicamente qualificado pode procurar outros caminhos diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *