Qual é Melhor Impressora Laser ou Jato de Tinta?

Ao pesquisarmos por uma nova impressora ou multifuncional nos deparamos com dois grupos: laser e jato de tinta. Se soubermos as diferenças entre elas fica fácil escolher, mas nem sempre os fabricantes ajudam a esclarecer.

Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Aprenda agora a escolher o melhor para a sua necessidade e garanta a economia na hora de imprimir.

Impressoras jato de tinta:

Inicialmente, eram as mais comuns por ter um custo menor. Equipadas com cartuchos, podem ser monocromáticas (impressão apenas em preto) ou coloridas. A impressão se dá através de diversos jatos de tinta que são disparados pela cabeça de impressão sobre o papel.

As principais vantagens das impressoras jato de tinta são:

  • Preço do equipamento, geralmente são mais baratas do que as impressoras a laser.
  • Qualidade na impressão de fotos e imagens.

E suas principais desvantagens são:

  • Baixa velocidade de impressão: São lentas se comparadas com impressoras a laser, o que pode se tornar um problema se você tem um grande volume de impressões.
  • Alto custo dos cartuchos: O custo de uma ou duas troca dos cartuchos às vezes é maior do que o preço da impressora, ou seja, impressora barata, porém com alto custo por impressão.

Para quem é indicada?

As impressoras jato de tinta são indicadas para usuários domésticos que imprimem documentos pessoais e fotos ocasionalmente. Já se você costuma imprimir livros, ebooks, apostilas ou documentos com grandes quantidades de páginas é mais viável uma impressora a laser, devido a sua velocidade e baixo custo por impressão.

Impressoras laser:

As impressoras a laser utilizam a eletricidade estática para fazer uma espécie de “cola temporária” no cilindro de impressão. Com isso, a tinta em pó contida no toner é atraída pelas áreas negativas do cilindro, marcado pelo laser. Após o processo se completar, a folha passa por um dispositivo que emite calor de forma a fundir a tinta do toner com o papel.

Vantagens das impressoras a laser:

  • Velocidade de impressão.
  • Baixo custo por impressão: Os toners duram muito mais que a tinta das impressoras a jato, significando um custo menor por folha, o que vale a pena em grandes volumes.

Desvantagens:

  • Alto custo: Antigamente eram bastante caras, mas com a diminuição do preço, é comum vermos cada vez mais modelos acessíveis

Pra quem é indicada?

Indica para escritórios, empresas ou usuários domésticos com grande volume de impressão. Você irá pagar um pouco mais caro na impressora, mas em longo prazo terá uma grande economia. Confira também: Qual é melhor Notebook ou Netbook?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz