Quais os Profissionais que Preciso para Ter Um Jardim de Sonho?

Muita gente que adora jardins questiona-se como irá fazer aquele jardim de sonho. Como todos os sonhos, em todas as áreas, estes variam de pessoa para pessoa: algumas querem jardim com relva e piscina, outros com um lago ornamental, e outros querem um espaço simples, com algumas árvores e plantas, por exemplo.

As preferências são várias, e a maior parte delas, devidamente enquadradas na paisagem, podem fazer sentido do ponto de vista da arquitetura paisagista. No entanto, um jardim de sonho pode implicar a necessidade de diversos profissionais no ramo, com diferentes qualidades. Mas quais podem ser alguns destes profissionais? Conheça neste artigo.

O arquiteto paisagista

O arquiteto paisagista irá ter um papel preponderante na execução do jardim. Isto porque a tarefa de planeamento do jardim passará por este profissional. Será este que irá falar consigo para ver quais as suas necessidades, o que pretende do seu jardim, e qual o seu orçamento.

O arquiteto paisagista irá também ao local recolher informação, e será o responsável pelo projeto e verificação da execução adequada da obra. Ao contratar um arquiteto paisagista poderá encontrar todas estas valências num profissional.

Jardineiro

O jardineiro é o especialista no cuidado do jardim. Este profissional irá plantar, podar, e cuidar das árvores regularmente, seguindo as indicações do arquiteto paisagista. O jardineiro tem um papel preponderante na execução e manutenção do jardim.

Jardineiros experientes conhecem muito bem as especificidades de cada uma das plantas presentes no jardim, e como cuidar destas apropriadamente. Alguns trabalham em equipas multidisciplinares com arquitetos paisagistas, de modo a garantir que o seu jardim tem a máxima qualidade.

Técnico de análises

Muitas vezes, para cuidar do seu jardim, é necessário efetuar análises ao solo e às águas. Estas são efetuadas em laboratórios por analistas especializados.

Técnico de construção civil

Nos casos em que for necessário o desenvolvimento de alguma estrutura inerente ao projeto, poderá ser necessário o apoio de um técnico da área de construção civil.

Apesar destas profissões acima referidas serem as mais utilizadas numa equipa multidisciplinar especializada em jardins, existem diversos outros profissionais que podem ser precisos, dependendo da complexidade e requisitos da obra, e dos objetivos específicos do cliente, para o seu jardim. Mas a verdade é que ter uma equipa especializada na área é extremamente importante, garantindo os melhores resultados para o seu jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *