Quais Hormônios são Responsáveis ​​pela Libido?

Vários fatores podem influenciar a libido. Depressão, ansiedade, problemas com a imagem corporal ou um histórico de abuso sexual podem extinguir o desejo sexual. Problemas físicos como fadiga, doenças e uso de certos medicamentos também podem reduzir a libido. A manutenção de níveis adequados de certos hormônios é importante para manter vivo o desejo sexual em homens e mulheres.

A Testosterona

O hormônio testosterona desempenha um papel na manutenção de um impulso sexual saudável. A testosterona é mais comumente associado com características masculinas, mas ela está presente no corpo feminino também, de acordo com MedlinePlus. O hormônio é produzido pelas células de Leydig dos testículos nos machos e pelos ovários nas mulheres. As glândulas supra-renais de ambos os sexos também produzem DHEA, um precursor da testosterona.

A testosterona é um hormônio masculinizante. Aumento dos níveis de testosterona causa a alterações com a voz grave e aumento de massa muscular e força. A testosterona aumenta a libido em homens e mulheres. A Womenshealth.gov afirma que a redução dos níveis de testosterona podem diminuir a capacidade de um homem em conseguir a ereção, além de diminuir o seu interesse em sexo. Lesões, doenças e uso de certos medicamentos pode diminuir os níveis de testosterona.

O Estrogênio

O hormônio feminino estrogênio é produzido nos ovários, bem como em certas células de gordura. Estrogênio é o responsavel pelo crescimento e o desenvolvimento de órgãos sexuais femininos, pêlos pubianos e seios. A deficiência de estrogênio podem causar uma diminuição no desejo sexual feminino, de acordo com o MayoClinic.com. Ambos os níveis de estrógeno e da testosterona entram em declínio durante a menopausa. A diminuição de estrogênio resultam em secura vaginal que pode também ser um amortecedor sobre o desejo sexual.

Nem todas as mulheres experimentam a diminuição da libido, como resultado da menopausa. Muitas relatam uma satisfatória vida sexual bem neste periodo. Infelizmente, as alterações hormonais associadas a esta fase de transição da vida geram um impacto em algumas mulheres de forma a colocar os freios sobre a sua intimidade sexual.

A Progesterona

A progesterona é produzida nos ovários por um período de cerca de 11 dias após a ovulação a cada mês. A Breastcancer.org realizou um estudo que a progesterona é um dos hormônios que influenciam o ciclo sexual da mulher. O tratamento para o câncer de mama podem alterar os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona no corpo da uma mulher. A diminuição dos níveis desses hormônios diminuem a capacidade da mulher para ficar sexualmente excitada ou para atingir o orgasmo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz