O Que é Psoríase?

A psoríase nada mais é do que uma doença de pele bastante comum que atinge de forma igual tanto homens como mulheres, atingindo os indivíduos de faixa etária principalmente entre os 20 aos 40 anos, apesar disto ela poderá surgir em qualquer fase da vida.

A sua causa ainda é desconhecida, e por isso fenômenos diversos emocionais são bastante frequentes para acontecer, relacionados assim ao seu surgimento ou ainda a sua agravação, este tipo de problema provavelmente atua como bons desencadeadores de uma predisposições genética para a doença. Podemos citar tranquilamente que pelo menos 30% das pessoas que tem psoríase apresentam um histórico familiar do problema.

Esta não é uma doença contagiosa e por isso não existe uma necessidade de se evitar o contato físico com outras pessoas.

Sobre as manifestações clínicas da psoríase

As manifestações do problema poderão aparecer de várias formas, e desde formas mínimas com poucas lesões, até mesmo as chamadas psoríases eritrodérmicas onde toda a pele acaba ficando comprometida. A forma mais comum e mais fácil de surgir é a psoríase em placas, esta que é caracterizada principalmente pelo surgimento de lesões avermelhadas e ainda descamativas na pele, bem delimitadas e ainda de uma boa quantidade de evolução crônica.

No caso da psoríase em placas, de forma geral ela se apresenta com pequenas lesões mas em alguns casos poderão ser bastante numerosas e ainda atingir grandes áreas do corpo. Por serem lesões consideradas secas e escamosas elas podem ficar grossas e esbranquiçadas, e as localizações mais comuns são nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco. É bastante comum que o problema aconteça em fases de melhora e também em fases de piora, o que é quando as placas regridem e deixam a pele mais clara no lugar afetado.

As apresentações menos comuns são a chamada psoríase ungeal, com lesões que surgem apenas nas unhas, e a pustulosa, onde existe uma formação de pústulas das mãos e nas plantas dos pés bem como a artrite psoriásica que surge bastante comum nos dedos das mãos caracterizada por uma inflamação que poderá até mesmo causar uma destruição das articulações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *