Psoríase é Uma Doença que Não Pega – Tire Algumas Dúvidas

Psoríase é uma doença caracterizada por diversas lesões de pele descamativas sobre uma pele totalmente avermelhada, atingindo assim principalmente os couro cabeludos, bem como joelhos e também cotovelos.

Mas afinal o que gera a doença?

Todo o mecanismo que desencadeia todas as lesões de psoríase é algo controlado pela imunidade, e ainda a genética influencia diretamente toda a predisposição.

Quais são os sintomas da doença?

Além de todas as lesões citadas, muitas pessoas contam com uma discreta coceira. A partir do momento que as psoríase atinge as suas articulações, principalmente das mãos e dos pés é possível ter dor e ocorrer uma deformidade dos dedos.

A psoríase atinge diretamente algum grupo de pessoas ou não?

A doença atinge de forma universal e igual homens e mulheres. Apesar disto um fator agravante e desencadeante é o HIV que poderá interferir no avanço da doença, e ainda a psoríase poderá ocorre no começo da infecção.

Como é feito o tratamento da doença

Os tratamentos dependem bastante da psoríase, bem como da gravidade e também do quadro e da resposta de cada um dos tipos de tratamento. Podem ser locais ou de forma sistêmica ou seja, os imunomoduladores auxiliados com uma fototerapia, ou seja a radiação de ultravioleta.

A exposição solar ajuda no tratamento contra a doença?

A radiação solar tem uma ação considerada como imunomoduladora na psoríase, o que ajuda bastante a melhorar a inflamação. Apesar disto a exposição aguda ao sol poderá ter um efeito contrário, desencadeando ou ainda agravando a doença. A exposição a rediaçõa de forma ultravioleta deve sempre ter um monitoramento dos médicos.

Se não tratar o problema, o que acontece?

A doença poderá ficar estável, piorar ou até mesmo melhorar sozinha. Não dá parasse prever o problema mas ele poderá afetar diretamente a qualidade de vida do paciente.

A psoríase é uma doença considerada de cunho inflamatório e crônico, o que muitos perguntam é se psoríase pega, sim, porém não é contagioso, ou seja, não deverá passar de pessoa para pessoa,  o que afeta a pele e todas as articulações. Há diversas maneiras de controlar, tratamentos específicos para cada uma delas.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz