Tudo que você precisa saber

Não… Não é um erro de digitação no título acima, como veremos em breve. Mas, primeiro, uma notícia preocupante.

É bem percebido que, infelizes acontecimentos relatados fortemente nos meios de comunicação levam a outros eventos infelizes semelhantes devido ao comportamento similar. Suicídios, assassinatos e tiroteios em escolas, tendem a ocorrer em níveis alarmantes, uma vez que as notícias sobre o evento foi divulgada.

O que você talvez não saiba é que, depois que um suicídio é divulgado, as mortes por acidentes de carro aumentam. Quando um assassinato/suicídio é fortemente relatado, colisões frontais de veículos e acidentes de avião sobem imediatamente.

O que está acontecendo aqui?

O sociólogo David Phillips chama isso de “Efeito Werther“, em homenagem a um personagem de um romance de Goethe, que cometeu suicídio, o que levou a uma onda de suicídios na Europa, há  mais de 200 anos atrás. Phillips estabeleceu a ligação entre jornais relatando suicídios e outros resultados similares, usando dados acumulados entre 1947 e 1968, e também descobriu registros de acidentes fatais de automóvel e avião. Ele teorizou que esses motoristas e pilotos também cometeram suicídio, mas não poderiam suportar o estigma de que um suicídio evidente traria para suas famílias.

Assustador, não é?

Este fenômeno é uma das ilustrações mais dramáticas de prova social, um poderoso mecanismo psicológico pelo qual podemos olhar para os outros como um guia para nossas próprias ações. Nos exemplos de suicídio, as pessoas influenciadas já queriam se matar, e vendo alguém tirar a própria vida lhes forneceu a motivação definitiva.

Aqui estão mais dois exemplos baseados em pesquisas de prova social:

  • Uma pessoa em perigo é melhor ajudada se tiver apenas uma pessoa para fazer isso. Se várias pessoas observam uma situação ambígua, em que alguém pode estar em apuros, todos irão olhar um para o outro para ver como agir. Se ninguém tomar uma ação imediata, a probabilidade de que ninguém vai fazer nada só aumenta, o que é chamado de ignorância pluralista. Se apenas uma pessoa está nas proximidades e pode ajudar, o nível de responsabilidade pessoal é maior, e a ajuda será provavelmente oferecida, sem hesitação.
  • A criança tem mais chances de aprender uma habilidade nova (como a natação), se observar uma criança da mesma idade que se envolve na atividade. Antes que isso aconteça, um a um, as instruções dos pais provavelmente irão falhar em uma criança relutante. Quado as crianças se tornam adolescentes, a importância do comportamento dos pares e aprovação não precisa de elaboração. Da mesma forma que os adultos são mais propensos a agir eticamente em conjunto com aqueles que sentem ser de um nível similar de educação, suporte social e status de renda, ao invés de olhar para a bússola moral puramente independente.

 

Prova social é a raiz do que foi apelidado de mentalidade de rebanho em seres humanos, com todos as referências de “gados” e “ovelhas”. Nossa necessidade de olhar para as outras pessoas, para saber como se comportar, é uma chave importante para o crescimento e manutenção das sociedades, por isso não é necessariamente sempre motivo de desdém.

Apesar de todos os exemplos dramáticos, prova social pode ser um traço adaptativo muito útil. Ele nos ajuda a resolver problemas e formular valores compartilhados, e isso realmente só nos prejudica quando deixamos de aplicar o pensamento crítico ao fazer escolhas e ações importantes.

Do ponto de vista de marketing, a prova social é a base de muitos burburinhos e grandes números de vendas. É também por isso que os depoimentos são tão essenciais no marketing direto.

A prova social é em última análise, a força mais poderosa envolvida no crescimento de um blog de negócios bem sucedido que o ajuda a vender produtos ou serviços. A qualidade do seu conteúdo ainda é o elemento mais importante.

Por exemplo, exibir o seu grande número de assinantes do Feedburner provavelmente vai fazer com que esse número cresça mais rapidamente do que se você não mostrar (a exibição de um número baixo pode prejudicá-lo). É bastante conhecido que o comentários dos leitores levam muitas vezes a mais comentários, por isso você deve incentivar a interação do leitor em cada oportunidade.

Em outras palavras, a ultima expressão digital da própria sociedade em si são as mídias sociais emergentes, o que certamente vai evoluir para repetições mais sofisticadas à medida que cresce. Às vezes criamos uma conversa, às continuamos e às vezes nós apenas seguimos adiante. Esse é o aspecto que mais cresce na Internet, e assim é a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *