Prós e Contras dos Alimentos Transgênicos

Quando os genes de um organismo (o seu material genético) são modificados, o organismo então é chamado produto transgênico. Alimentos geneticamente modificados são produtos que contêm genes de outras plantas, ou até mesmo de animais, em sua composição artificialmente modificada em laboratório. A modificação genética das fontes de alimentos podem torná-los maiores, mais fortes e mais nutritivos.

Alterando os genes em plantas pode ajudá-las a proteger contra doenças e também pode ajudá-las a sobreviver quando expostas a herbicidas (produtos químicos usados para matar ervas daninhas e plantas) e insetos. Há muitos usos para os produtos transgênicos, como em partes da África, por exemplo, onde as pessoas comem grandes quantidades de arroz.

Arroz regular não é muito nutritivo, os cientistas têm assim modificado geneticamente plantas de arroz. Essas plantas modificadas produzem proteínas que dão uma dose extra de ferro e vitaminas para o arroz. Os cientistas também podem modificar suínos para que eles tenham uma carne muito mais saudável. Outro exemplo de produtos geneticamente modificados é o que é feito para produzir grãos de café descafeinado, entre outras coisas.

Há pessoas que apoiam a alegação de que os alimentos transgênicos podem ajudar as pessoas que vivem em lugares com poucas áreas cultiváveis. Elas acreditam que estes alimentos podem ajudar a acabar com muitos problemas de nutrição em todo o mundo. Aqueles do outro lado do debate estão preocupados com a segurança de produtos geneticamente modificados.

Muitas pessoas temem que, ao misturar genes de diferentes espécies animais, poderiam ser criadas novas raças estranhas e algo semelhante poderia acontecer com a modificação de plantas. Os grupos ambientalistas temem que os produtos geneticamente modificados possam ser perigosos para a saúde humana.

Uma preocupação específica é que um gene pode ser erroneamente tomado a partir de uma planta da qual muitas pessoas são alérgicas, estas proteínas podem desencadear uma reação alérgica a soja em alguém que era alérgico, por exemplo, ao amendoim.

Outra preocupação é que as plantas geneticamente modificadas podem ser cruzadas com plantas que crescem ao seu redor. Sendo assim, plantas modificadas poderiam obter as características de plantas selvagens e esta passagem de genes pode criar problemas, tais como ervas daninhas que os herbicidas não conseguem matar.

Em conclusão, existe uma grande acordo com a utilização de produtos transgênicos e, aparentemente, este debate não está concluído, de modo que é esperado ainda grandes polêmicas sobre esse assunto durante muito tempo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz