Primeiro Apartamento – Como Escolher Sem Se Arrepender?

Todo mundo tem um sonho, e quando se é brasileiro essa frase é ainda mais real, somos sonhadores natos. Mas, verdade seja dita, para transformar um objetivo em realidade, na maioria das vezes, é preciso muito esforço, e, é claro, dinheiro. Pesquisas apontam que o maior sonho de consumo da população do nosso País, é a casa própria. E, se esse também é o seu, veja aqui algumas dicas do que avaliar quando for comprar seu primeiro imóvel.

Primeiro passo: saber o que quer

Como já disse o escritor Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas, se você não sabe aonde quer chegar, pouco importa o caminho que seguirá. E para realizar o seu sonho, vale o mesmo. Por isso tenha em mente as principais características do apartamento que quer comprar. Comece pelas mais simples, como localização, número de quartos e defina o valor que gostaria de investir. A partir daí, você já poderá iniciar sua pesquisa. Acessar sites e visitar showrooms te ajudarão nessa missão.

Localização

A localização ideal é aquela que supre todas as suas necessidades do dia a dia. Para quem não tem carro, e até mesmo para aqueles que querem economizar, procurar imóveis perto de estações de metrôs e pontos de ônibus é uma boa opção.

Qual o tamanho do seu sonho?

Ou melhor dizendo, qual será o tamanho do seu apartamento? Alguns fatores sazonais influenciam no valor do metro quadrado do imóvel, por isso, é interessante definir antecipadamente a metragem que irá precisar. Assim fica mais fácil de comparar, em todas as épocas o ano.

Imóvel na planta x usado

Comprar o imóvel na planta é sempre a melhor opção para aqueles que podem esperar alguns meses antes de se mudarem, e que desejam cuidar pessoalmente de cada detalhe da decoração.

Já para os que pensam em adquirir um imóvel usado, devem colocar na ponta do lápis os possíveis custos com reformas analisando as condições da fiação elétrica e instalações hidráulicas. Outro ponto que deve ser considerado nesse caso são as burocracias e dificuldades de financiamento. Em imóveis mais antigos, alguns problemas podem não ser resolvidos nem mesmo com obras.

Memorial Descritivo do Imóvel

Antes de fechar negócio, analise a construtora e o memorial descritivo do empreendimento. Esse documento contém todas as informações da obra, inclusive os materiais de que serão utilizados.

Cada coisa em seu lugar

Em ambos os casos, observe se a distribuição interna do imóvel supre as necessidades que você listou anteriormente. Se necessário, em casos de apartamentos novos, verifique se a construtora permite a personalização da planta. Se o seu foco for a economia, derrubar paredes não é uma boa opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *