Por Que Uma Planilha de Controle Financeiro é Importante

Talvez alguém já te recomendou isto antes mas você não levou a sério, mas o uso de uma planilha é ótimo e essencial para praticar o controle financeiro da sua vida, pois todo mundo precisa fazer esse controle para viver melhor com menos dinheiro desperdiçado. Em uma planilha de controle financeiro, você consegue ter uma visualização da sua própria vida, financeira ou não, e poderá perceber o que está errado e o que pode melhorar ali, fazendo com que possa atingir alguns objetivos desejados que se relacionem a dinheiro.

Para fazer sua planilha de controle financeiro, faça no computador, fora dele, como em cadernos, ou adquira um software de controle financeiro onde você maneje sua própria planilha, mas tal opção é paga. Se você optar por fazer sua própria planilha no computador, algo recomendável é pesquisar por diversos modelos que possam te ajudar nessa construção. Mas, basicamente, sua planilha deverá conter todos os meses, dividida em gastos e o seu total, receitas e o seu total e o saldo final do mês, além de detalhes diversos sobre os itens a serem registrados, como datas de vencimento ou recebimento, formas de pagamento, quantas parcelas, entre outros.

Assim, você deve passar a usar sua planilha todos os dias. Às vezes poderá esquecer em um dia de registrar tal gasto, por exemplo, mas depois poderá se lembrar, e será quando você deverá atualizar a planilha e fazer o seu controle financeiro. Então toda movimentação ocorrida diariamente já é um motivo para você reservar 5 minutos do seu dia e atualizar a planilha de controle financeiro.

Portanto, se você quer alcançar objetivos financeiros, como sair de dívidas, cortar gastos, dedicar tal parcela do seu salário a algo em específico, economizar para uma viagem ou um carro, ou qualquer outro objetivo possível, não deixe de fazer sua planilha de controle financeiro. Mas, junto a ela, você deverá trazer paciência, comprometimento, responsabilidade e bastante disciplina, e aí tudo dará certo!

Vale a pena organizar-se desta maneira, é muito importante para o bem estar pessoal, você com certeza terá uma vida mais tranquila e poderá fazer coisas que antes você nem imaginava, como uma viagem por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *