Planilha de Gastos para Controle Financeiro Pessoal

Começo de mês, seu salário caiu, ufa! Mas quando você acaba de ganhar dinheiro você se exalta e acaba gastando mais que o necessário e, então, quando chega o final do mês, é um aperto só. Parece que quando a gente tem dinheiro, ficamos com a impressão de que podemos gastar mais e que não teremos problemas depois, mas na verdade esse pensamento não é todo racional, é apenas a emoção de uma boa grana ter chegado ao seu bolso te iludindo de que um gasto aqui e outro ali não vai ter problema algum. E, o pior de tudo, isso acontece todo mês!f

Então se você quer acabar com este problema, tente fazer um controle das suas finanças, para que você aja de forma mais controlada e disciplinada, além de ter mais consciência sobre o seu dinheiro. Uma boa ferramenta para começar o seu controle pessoal é a planilha de gastos: uma tabela na qual você deve anotar todos os gastos que você realiza durante um mês (pois seu salário provavelmente deve cair de mês em mês. Caso seja diferente, adapte para o seu financeiro).

planilha de gastos deve ter a sua cara: ela deve atender às suas demandas. Para começá-la, você pode encontrar modelos pela internet, mas, como já dito, é importante que o que estiver ali seja sobre você! Assim, você pode dividir a planilha em meses ou ter uma planilha copiada para cada mês, da forma que preferir. A vantagem da segunda forma é que será possível detalhar mais cada gasto e conta paga, colocando, por exemplo, data de vencimento, forma de pagamento, quantidade de parcelas, qual é a parcela atual, entre outros detalhes.

Assim, insira na sua planilha todas as contas e gastos que você lembrar, por agora, que você realiza durante todo mês, até mesmo aqueles menores. Se você não lembrar de todos agora, vá preenchendo o restante com o tempo. Depois insira os valores e deixe sempre um espaço para somar o total de todos os gastos.

A planilha de gastos é ótima para visualizar o que você está fazendo com o seu salário e se a forma que você maneja ele é a ideal. Sabendo o que está acontecendo, você é capaz de modificar a sua forma de gastar para ter um controle melhor de seu dinheiro e viver bem.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta