Planilha de Controle Financeiro Familiar

As famílias estão ganhando maior poder aquisitivo, os salários estão maiores e as classes que antes estavam em baixa, hoje apresentam números surpreendentes de crescimento, fazendo com que a pobreza no nosso país diminua e a economia se mantenha aquecida.

Com tudo isso, podemos dizer que o cenário do orçamento familiar está perfeito no Brasil? Ainda não, pois a consciência financeira está em falta e faz com que a inadimplência aumente cada vez mais e as famílias não saibam empregar o seu dinheiro de maneira correta. Isso se deve ao fato de que essas famílias nunca aplicaram o controle financeiro quando possuem dinheiro sobrando, o que faz com que mesmo ganhando mais, acabem se prejudicando por não saberem quais os melhores caminhos para aplicar esse dinheiro.

Educadores financeiros alertam a necessidade de planejar o orçamento financeiro familiar, pois só assim as famílias poderão usar de maneiras mais adequadas as suas rendas. Tem dúvidas de como montar uma planilha dessas e não sabe nem por onde começar? Então continue lendo, pois vamos dar dicas imperdíveis para ter uma planilha de controle e fazer o seu orçamento render.

Objetivo

Na planilha de controle financeiro familiar, você tem a possibilidade de organizar com total clareza as entradas e saídas de dinheiro na sua casa, com dados como a sua renda, o controle das suas despesas fixas e variáveis, além de permitir o controle para se gastar apenas o que se ganha, escolhendo sempre as prioridades preestabelecidas.

Como ter a planilha?

Fazer uma planilha sem conhecer as informações necessárias pode ser uma tarefa um pouco difícil e por isso o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa de Consumo) criou uma planilha livre e gratuita para que as famílias tenham um meio eficiente para controlar os seus gastos.

Vantagens da planilha de controle financeiro

  • Você pode acompanhar o seu salário e o destino de rendimentos adicionais;
  • Apontar a necessidade de consumo de serviços e bens que são prioridade;
  •  Controlar gastos de acordo com as suas possibilidades;
  • Planejar de maneira correta o futuro das suas finanças.

Atenção

A planilha não faz todo o trabalho por você, afinal será necessário incluir com regularidade e disciplina todos os dados para que o seu controle fique sempre atualizado e ajude você na organização correta do seu orçamento familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *