Planejamento Financeiro

Planejamento. Essa é a palavra-chave para você se dar bem na vida. Para sua condição financeira dentro de sua família dar certo ou para sua empresa dar certo também, seja ela pequena, média ou de grande porte. E esse planejamento vai desde as menores coisas até detalhes mais importantes – como o fator financeiro.

O planejamento financeiro é o suporte, a base principal para que as coisas decolem, ao invés de afundar, e que sua empresa prospere ou sua família não passe por dificuldades quando o assunto for o dinheiro. E todo esse planejamento conta, então, com o controle financeiro – ou seja, ter “anotado” e registrado toda transação realizada, toda entrada ou saída de dinheiro, contas extras e deixar uma parcela do capital guardada para futuros eventos ou emergências.

Em outras palavras, um controle financeiro deve conter todos os gastos e todos os recebimentos, e isso descrito em planilhas, seja da forma mais tradicional e antiga, isto é, anotações em cadernetas, feitas a mão, ou da forma mais tecnológica e prática, utilizando ferramentas de computadores ou até mesmo opções mais seguras, como softwares, que permitem o cadastramento de contas, cartões de créditos, boletos e poder prever seu fluxo de caixa.

Independente de qual forma utilizar para fazer um controle financeiro, a questão principal e mais importante é: não deixe o planejamento de lado. O risco de algo imprevisto ocorrer e o dinheiro não ser suficiente para suprir uma necessidade ou de você esquecer de onde veio ou para onde foi uma parte do dinheiro em caixa é grande, admitimos. E isso é algo comum: em nosso cérebro, todos os dias, passam diversos pensamentos, pensamos que devemos realizar várias tarefas, mas acabamos nos esquecendo de algumas. Isso já deve ter acontecido com você, não?

Então o planejamento financeiro deve ser levado a sério. É só escolher o que mais combina com sua família e empresa, ou com a estrutura e facilidade que estes necessitam, e começar agora a ter um ótimo controle financeiro – e um futuro melhor. Se você seguir estas orientações, com certeza sua vida ficará melhor, com menos preocupação e bem mais tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *