Parceria Entre Sindicatos e Especialistas e Advocacia Trabalhista

Todo sindicato deveria contar não só com a assessoria de um advogado trabalhista, mas com um profissional desse no seu quadro de funcionários. Porém, na realidade não é isso que se vê. Muitos sindicatos, inclusive, dão informações sem sequer terem consultado um especialista em advocacia trabalhista, o que pode inclusive causar prejuízo aos trabalhadores.

A maioria dos trabalhadores confia no sindicato de sua classe de trabalhadores e, por consequência, nas informações advindas dele, porém não sabem que muitas vezes essas informações são consequência das práticas diárias e não da lei propriamente, interpretada por um especialista em advocacia trabalhista.

Isso é mais grave do que se imagina e por isso que os especialistas em advocacia trabalhista lutam tanto para estabelecerem parcerias com os sindicatos. Essas parcerias beneficiam a todos, inclusive ao próprio sindicato que ganha perante os trabalhadores maior credibilidade.

Credibilidade é o que a maioria dos sindicatos precisa conquistar hoje, pois depois de anos de muitas irregularidades o trabalhador deixou de acreditar nessa instituição, muitos nem se filiam e pouco se importam em participar. Isso é prejudicial para todos pois o sindicato é uma das formas que o trabalhador possui de reivindicar seus direitos e ele só adquire representatividade quando apoiado pelos trabalhadores da classe.

Segundo os especialistas em advocacia trabalhista é preciso mudar essa realidade que se instalou em nosso país, para que os sindicatos possam fazer o seu real trabalho e para que os trabalhadores confiem nesse trabalho. As parcerias com os especialistas em advocacia trabalhista é uma das maneiras de começar a mudar essas realidade. Muito se tem que fazer, principalmente mudar a mentalidade dos trabalhadores que assumem os cargos em sindicatos, mas isso é uma mudança gradativa e que depende da sociedade em geral.

É uma mudança que infelizmente não acontece do dia pra noite, mas é importante que todos tenham consciência  O trabalhador precisa estar consciente e ter sempre a lei ao seu favor, pra isso é preciso seguir ela e saber o que esta fazendo para que não caia em armadilhas e tome decisões erradas que possam te prejudicar no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *