Os Ramos e Atuação do Direito

Desde que as sociedades passaram a conviver com leis e principalmente com a chegada da democracia, os advogados se fazem presentes. O direito evoluiu junto com a humanidade, existem registros da profissão antes de cristo, na Grécia antiga. Este profissionais defendem os interesses de seus clientes seja cidadão ou empresa através das leis.

Os campos do direito mais conhecidos e atuados são constitucional; administrativo, tributário, comercial, civil, trabalhista, eleitoral e penal. Podem trabalhar em escritório de advocacia como autônomo ou contratado, trabalhar em uma empresa, prestar um concurso público. Na carreira pública podem ser juiz, delegado de polícia, promotor de justiça, procurador ou defensor público.

Os diferentes ramos de Atuação

Os advogado precisam ter algumas aptidões para conseguirem exercer com excelência as profissão. Entre elas está gostar de leitura, ter uma boa memória, capacidade de reflexão e de associação de idéias, boa argumentação e habilidade em negociação. Ter domínio do português formal e ser comunicativo são outros pontos fundamentais.

Para exercer a profissão de advogado devem possuir curso superior, o curso de graduação tem duração de cinco anos, estágio obrigatório, cumprindo estas duas exigências a pessoa se torna um bacharel em direito. Mas para exercer realmente a profissão é preciso ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma prova complexa e que no Brasil tem tido altos índices de reprovação.

Dentro das áreas de atuação estão Advocacia Pública, Advocacia, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito do Consumidor, Direito de Propriedade Intelectual, Direito Penal ou Criminal, Direito Tributário, Direito Trabalhista ou Previdenciário.

A advocacia pública é geralmente a feita para representar interesses da união, Estados e Municípios. Defender cidadãos que não podem arcar com despesas de processo como é o caso de defensores públicos. Entre os cargos estão juiz, delegado de polícia, promotor de justiça, procurador. A advocacia tradicional geralmente é feito por escritórios e defende empresas, cidadãos, porcessos onde os clientes pagam por seus serviços, podem ser réus ou vitimas, e ainda siples interessados.

O direito administrativo é o que atua em empresas estatais, autarquias, fundações públicas e empresas privadas e aplica ali as normas e legislações para que atividades possam ser exercidas. Direito civil é uma área ampla que cuida de posse de bens e propriedade, engloba direito de família (divórcios, testamentos e heranças) e também direito de obrigações (compra, venda, locação e empréstimos).

O direito ambiental é uma área em crescimento e defende os interesses de ONGs e empresas publicas ou privadas e defendem as leis do ambiente e a sua preservação. O direito penal e criminal são áreas tradicionais que preparam a defesa ou acusação de casos que envolvam crime ou contravenção contra pessoa física ou jurídica. O direito tributário lida com normas de arrecadação de impostos e taxas, obrigações fiscais e tributárias.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz