Os Diferentes Tipos de Materiais de Borracha e Suas Características

Borracha Silicone

Sendo muito versátil, a borracha silicone possui muitas aplicações em diversos segmentos, como o industrial, alimentício, siderúrgico, farmacêutico, entre outros. Isso é devido ao fato que ele conta com excelentes propriedades, como sua excelente resistência à variações de temperatura, podendo chegar em até 200°C em usos contínuos ou intermitentes, sua flexibilidade mesmo em baixas temperaturas, alem de também ser resistente a raios UV, aguá, ozônio, produtos químicos e ter baixa toxicidade.

Borracha EPDM

A borracha EPDM possui uma utilização abrangente no mercado e por isso é levada em conta na hora de escolher uma borracha. Suas aplicações mais tipicas é destinadas a distribuidores de água potável, correias de transportes, isoladores. Também é muito utilizada na industria automotiva e caixilharia.

Conhecido por sua resistência ao envelhecimento, a borracha EPDM possui uma capacidade excelente ao ser exposta a altas e baixas temperaturas, além de contar com uma boa elasticidade e poder isolante. Alem disso, a borracha também é resistente contra agentes químicos, como a ácidos, álcalis e sais.

Borracha Viton

Muito reconhecido por sua resistência contra produtos químicos como óleos e graxas, bem como ácidos do tipo clorídrico, cítrico, nítrico e sulfúrico, a borracha viton é bem destacada em diversos usos. Alem disso, em caso de uso continuo, a borracha pode ser utilizada em temperaturas entre 29°C a 204°C. Já em trabalhos de curto período, ela consegue aguentar temperaturas entre -55°C a 316°C.

Borracha Nitrílica NBR

Possuindo com sua alta resistência a óleo e gasolina, a borracha NBR é ideal para utilização. Sua resistência a combustíveis, lubrificantes derivados do petróleo, querosene e graxas é excelente, alem de contar com uma boa flexibilidade e resistir a variações de temperatura entre -40°C até 100°C. Essa borracha é muito usada em tubos, mangueiras, guarnições, material de fricção, tanto para aplicações hidráulicas e pneumáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *