O Rock – Como Surgiu e Como Chegou ao Brasil

Um dos gêneros musicais mais populares no mundo, o rock surgiu nos anos 50 como derivado do blues. Na época,  Bill Haley adaptou o country a uma batida mais acelerada e dançante. O primeiro single do rock foi “Shake, Rattle and Roll” da banda de Bill Haley, The Comets. Um ano após o sucesso surge o rei do rock, Elvis Presley, que levava ao público frases de amor e mensagens de felicidade por meio de sua música dançante.

No mesmo período, Chuck Berry entra nas paradas com um ritmo ainda mais agitado e um estilo rebelde que chocava a sociedade americana daquela época, muito conservadora, protestante e apegada às frases de Deus. O ritmo foi condenado, pois acreditava-se que ele deturpava os jovens e os incitava ao vandalismo e à algazarra.

Nos anos 60, quatro jovens ingleses começaram a fazer muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa: os Beatles ganharam o mundo com singles que conquistaram os jovens, e emplacaram o novo ritmo. Foi nessa década que aconteceu um dos maiores e mais significativos festivais de rock, o Festival de Woodstock. Dezenas de bandas se reuniram para propagar a mensagem de paz e amor vigente na época, levando quase meio milhão de jovens a se reunirem e comemorarem.

Com a popularização do rock, surgem novos estilos. O Heavy Metal aparece nos anos 70 com um ritmo mais pesado, e na década seguinte o New Wave ganha espaço tocando músicas mais dançantes. Na mesma época é fundada a MTV, uma emissora de televisão dedicada à exibição de videoclipes, tornando famosas muitas bandas até então desconhecidas. A década de 90 é marcada pelas experimentações, como a junção do funk com o rock, propagado pelas bandas Red Hot Chilli Peppers e Faith no More; do rap com o rock, chamado de New Metal; e a explosão grunge e underground, marcada por bandas como Pearl Jam, Alice In Chains e Sound Garden.

No Brasil, o rock chega com a voz da cantora Celly Campello, com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no início dos anos 60. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia formavam a Jovem Guarda e encantaram jovens brasileiros com músicas românticas e um ritmo acelerado. A partir daí, novas bandas surgem sob influência dos novos ritmos do exterior e da velha guarda do rock, fazendo sucesso entre velhos e jovens brasileiros, repercutindo até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *