O Que São os APS e Sua Aplicação nos Sistemas Fabris

Os APS, também chamados internacionalmente de Advanced Planning Systems são como o próprio nome já diz, sistemas de planejamento avançado, e representa uma grande categoria existente de softwares que são totalmente especializados nos planejamentos sofisticados de gestão. Este tipo de sistema poderá se integrar com diversos sistemas de manufatura ou mesmo com algum tipo de solução avançada para gerir o suprimento de negócios.

Como uma das características principais destes softwares, eles acabam buscando otimizar todos os resultados existentes das empresas através do melhor tipo de sequenciamento existente de produção. Tudo isto levando em conta todas as restrições existentes e inerentes as manufaturas, como por exemplo podemos citar as disponibilidades de equipamentos, de recursos humanos, as movimentações, as sequências de entrada nos equipamentos, entre outros.

Como aconteceu a introdução dos APS no mercado de manufatura?

A introdução dos sistemas de APS marcaram as mudanças mais significativas existentes de todos os sistemas de manufatura desde a criação do MRP há mais de 20 anos no mercado. O MRP teria permitido ainda uma importante mudança de conceitos, os cálculos de todas as necessidades de materiais acabaram passando a ser executados com uma base em toda a necessidade futura e não através dos históricos de utilizações passadas. Apesar disto mesmo com uma evolução considerada tecnológica neste tipo de período muitos dos problemas continuam gerando boas ineficiências em uma programação de produção específica e automaticamente uma série de desperdícios, onde os APS poderão sim ajudar a resolver cada uma das situações com suas particularidades.

Os diferenciais dos APS

Os APS são sistemas muito rápidos e normalmente levando em conta várias horas, mesmo com os mais poderosos processadores sendo utilizados e existentes atualmente, já as simulações realizadas através dos APS poderão definitivamente ser medidas em poucos minutos e até mesmo em segundos permitindo assim um tipo de programação de fábrica que poderá ser organizada em tempo real se for isto conveniente facilitando toda a comunicação entre diversos realizadores de tarefas. Por isso é uma excelente alternativa para se investir os sistemas de APS no mercado nacional.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz