O Que é Um Torneio Multi-table e Como o Poderá Vencer

Os torneios multi-table são competições de poker bastante procuradas e apreciadas em toda a parte. Tratam-se de provas únicas onde os jogadores testam os seus conhecimentos e habilidades principais, mas só alguns as conquistam. Saiba o que é um torneio multi-table e como o poderá vencer ao realizar as melhores jogadas.

O que é um torneio multi-table

Um torneio multi-table é uma competição de poker que agrega várias mesas de jogo distintas. Cada mesa, conforme a partida, pode reunir seis, oito ou dez jogadores e à medida que estes vão sendo eliminados, os vencedores são reagrupados em novas mesas (para ficarem com o mesmo número de jogadores) até chegarem à mesa final. O jogo começa com a distribuição da mesma quantidade de fichas para todos os jogadores e estes acabam por ser eliminados quando perdem a totalidade dos seus créditos, isto é, das suas fichas.

Prémios e duração de um torneio

Os prémios de um torneio dependem dos valores que foram obtidos no momento da inscrição. Normalmente, cada jogador paga uma determinada quantia para participar no respetivo torneio e dessa quantia é retirado o valor da administração, sendo que o restante pode ser contabilizado como prémios para os vencedores. De uma forma geral, o primeiro lugar recebe cerca de 40% do valor total das inscrições e o restante é distribuído pelos outros vencedores de maneira decrescente.

Este tipo de torneios pode durar poucas horas ou vários dias, isso depende da qualidade dos jogadores que estiverem presentes. Assim sendo, é aconselhável que os participantes adotem as melhores estratégias para se manterem em jogo, pois essa é a única maneira de conquistarem o pote de fichas final.

Como poderá vencer um torneio multi-table

Para vencer um torneio multi-table, é fundamental manter-se em jogo nas várias fases que o jogo tem:

No início do jogo

Nos primeiros momentos do torneio deve-se jogar sem muita agressividade procurando se manter no jogo sem perder suas fichas e como as cartas são baratas é melhor não tentar blefar neste início. Não tente roubar blinds neste momento se eles não valerem muito. Procure ficar no jogo e lembre-se: apenas os últimos jogadores ganharão alguma coisa e é isto que se busca.

No desenvolvimento das jogadas

Quando chega o momento em que cerca de 30% a 50% dos jogadores são eliminados, as cartas começam a ficar mais caras e isso é sinal que chegou a hora de começar a se arriscar. Não fique ansioso, parta do pressuposto que o objetivo é ganhar muitas fichas, pelo ao menos a média do torneio. De agora em diante os blinds vão ficar mais caros, alguém com a fama de jogador sólido que não se arrisca fácil e não é de muito blefe quando tentar raise certamente será respeitado. Muitos jogadores vão sendo eliminados, às vezes alguns ficam travados ou ansiosos demais, é bom aproveitar-se disso e conseguir passar à próxima fase onde certamente estarão só os melhores.  Tenha o cuidado de não arriscar demais sem mãos realmente sólidas.

Na terceira fase

Só chega à terceira fase os melhores jogadores e os mais sortudos e, como tal, é hora de ser o mais agressivo possível. Nesta fase, é importante manter a lucidez, mas não deve travar. Muitos jogadores chegaram até este momento com poucos stacks e serão logo devorados pelos blinds. Estes blinds forçam os jogadores a utilizar jogadas como o raise ou o fold, mas não é interessante pagar um big blind com mãos medianas. Se outros jogadores começam a dar raise e re-raise, deixe um devorar o outro e depois procure eliminar o que ficou. Este não é mais momento de jogar com medo, lembre-se nem sempre o vencedor de um torneio é o mais sortudo, mas certamente será o mais estrategista.

Não existe fórmula para fazer alguém ganhar um torneio apenas com estratégia, a sorte certamente também conta. No entanto, o estrategista conta não só com a sorte, mas principalmente com o conhecimento das jogadas e de como e quando utilizá-las.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *