O Que é Um Personal Trainer?

O personal trainer é o profissional qualificado para aperfeiçoar a saúde física seus alunos, com objetivo de auxiliá-lo a atingir um nível desejado de estrutura corporal. Não, apenas, ensina a utilizar os equipamentos das academias de ginástica, mas possui habilidade e experiência para levar seus os alunos a alcançar o nível de condicionamento físico apropriado para o seu corpo.

Independente se você está indo para uma academia pela primeira vez ou já é um frequentador assíduo, contratar um personal trainer pode oferecer muitos benefícios. As atividades do personal têm início com a profunda análise de estilo de vida do aluno, buscando conhecer sua dieta e com que regularidade são praticados exercícios físicos, assim como perguntar sobre os objetivos que se espera alcançar.

Com as respostas para estas perguntas, o personal trainer irá elaborar um programa de exercícios específicos para o aluno, propondo otimizar os treinos. Iniciando com atividades que contemplem o nível atual de condicionamento físico, aumentando gradualmente estes exercícios, ao longo do tempo, para que os resultados sejam sentidos e vistos.

Para muitos praticantes de atividade física, um dos maiores problemas, com as rotinas de treinamentos, é a ausência de motivação. O aluno pode estar motivado nas primeiras semanas, mas, com passar do tempo, acaba perdendo o interesse pelo programa. Um bom personal trainer deve ser encorajador, apontando os benefícios a serem obtidos, tanto de físicos, transmitindo auto-confiança ao aluno.

Outro benefício para quem treina, com personal trainer, é a segurança no projeto, pois será desenvolvido um programa de exercícios de acordo com as suas aptidões. Frequentemente, as pessoas correm para a academia e começam a se exercitar muito além de suas capacidades. Isso não é nada bom para o condicionamento físico e pode causar sérios problemas a saúde. O treinador é habilitado para mostrar o modo certo e eficaz de se exercitar,  minimizando as chances de prejuízos físicos.

É importante lembrar que o treinamento deve estar aliado a uma dieta específica, que contribua para os objetivos traçados. No entanto, não é função do personal elaborar esta parte do projeto. Cabe a um nutricionista montar a dieta. Caso o aluno precise, ou deseje, fazer uso de suplementos alimentares, deve buscar indicação médica ou do próprio nutricionista. Ao personal pode ficar a tarefa de motivar o aluno a não sair da dieta.

O personal trainer existe para ajudar seu aluno a obter o máximo do seu corpo. Um bom treinador ficará muito feliz em ver o progresso nos resultados de seu trabalho e pode ser considerado um mentor. Alguém disposto a ajudar o cliente a atingir a meta de fitness que deseja. A relação entre o cliente e o treinador deve também tornar uma experiência gratificante, ao invés de algo a ser temido.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta