O que é um Hub USB?

Atualmente quase todos os aparelhos eletrônicos que são fabricados hoje usam a porta USB. Os primeiros computadores que surgiram com entradas USB contavam com apenas uma ou duas portas convenientemente na parte traseira da CPU, porém hoje os novos equipamentos têm várias portas incorporadas. Mesmo assim, às vezes portas adicionais são necessárias. Nesse caso, basta usar um hub USB.

Um hub USB é uma pequena unidade com várias portas para conectar dispositivos USB. São comumente ligados a uma porta USB na parte de trás de um computador desktop, visto que a maioria já vem um cabo de extensão. Um hub USB também é ideal para computadores portáteis que têm apenas uma ou duas portas USB. Um hub USB pode ser usado para conectar câmeras digitais, leitores de cartão, teclados, mouses, leitores de MP3, cartões de memória e muitos outros dispositivos USB portáteis ao mesmo tempo.

Para conectar dispositivos mais potentes, como HDs externos, impressoras, scanners ou máquinas de fax, um hub USB de alta velocidade é a melhor opção. Alguns vêm com a alimentação já com um adaptador AC, enquanto outros exigem a compra separada de um adaptador. Outra característica do hub USB é quanto ao apoio para duas versões da tecnologia USB. Assim, um USB 1.1 pode transferir dados a velocidades de até 12 megabits por segundo (Mbps), enquanto o USB 2.0 pode transferir dados a 480 Mbps, quarenta vezes mais rápido. Inicialmente, os dispositivos USB foram projetados para usar uma porta USB 1.1.

Um hub USB que suporta o modelo 2.0 também é compatível com dispositivos 1.1. O hub detecta automaticamente e se adapta facilmente ao dispositivo de suporte, entretanto um hub que suporte USB 2.0 não pode “acelerar” um dispositivo de 1,1 para correr mais rápido do que o seu design permite. Já uma entrada que é compatível apenas com 1.1 pode ou não pode suportar um dispositivo 2.0, mas se você fizer isso, você deve reduzir a velocidade para 12 Mbps, a velocidade mais rápida suportada.

Um hub USB é um dispositivo pequeno, barato e útil para qualquer sistema, especialmente para notebooks, que normalmente têm poucas portas nativas USB, e para sistemas mais antigos que só possuem portas traseiras. Um hub USB pode ser adquirido em um modelo com quatro portas ou até mais.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz