O Que é Um Etilômetro?

Bebeu demais? Então não dirija. O Brasil está levando a sério nos últimos anos, o cuidado nas estradas em relação ao álcool e direção. Só pra ter uma ideia do tamanho do problema de álcool e direção, em 2011 só entre o réveillon de 2010 para 2011 e primeiros dias do ano de 2011, mais de 500 mortes no trânsito foram notificadas, sem contar o número assustador de mais de 7.200 feridos! 

De 2012 para 2013 a polícia federal brasileira diz que houve uma queda de 18% nos acidentes, porém ainda é alto o número de mortes porque alguém de um dos carros bebeu a ponto de não conseguir dirigir com atenção. O Etilômetro é o mesmo que bafômetro e é usado pela polícia para saber o teor de álcool no sangue dos condutores de automóveis. Com a ajuda do luxímetro, eles podem parar um carro onde é perceptível que o motorista está bêbado. Saiba mais neste artigo.

Etilômetro

No Brasil pra quem bebeu demais e mesmo assim insiste em pegar um volante de um carro para dirigir, o etilômetro ou simplesmente bafômetro já está pronto nas mãos dos policiais para pegar essa pessoa. O etilômetro é um aparelho pequeno, um pouco maior que a palma da mão de um homem e serve para saber o nível de álcool que está presente ou não no organismo de uma pessoa. 

Pessoas que bebem de cair e dirigem, agora em estradas federais e estaduais podem começar a passar sérios problemas com a polícia, pois mesmo não sendo obrigatório que a pessoa faça o teste, os policiais e outras testemunhas podem dizer se a pessoa está ou não bêbada e retirar sua carta de motorista além ir preso e ter seu carro apreendido.

Luxímetro

Outro aparelho que ajuda a polícia e peritos a solucionar possíveis crimes principalmente em locais de eventos com grande concentração de pessoas é o luxímetro. O Luxímetro é um aparelho que é usado para medir o nível da luz em um local. Se estiver muito forte ou fraca a luz de um lugar, o luxímetro consegue perceber e detecta através de um sensor no aparelho. 

O luxímetro pode salvar vidas quando é preciso, por exemplo, sair correndo de um local cheio de gente quando a luz não está em condições visuais necessárias para ver a saída. Se tiver muito forte pode ofuscar e se fraca cansar a visão das pessoas e só o luxímetro consegue controlar essa iluminação.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz