O Que é Um ERP?

Um ERP é uma ferramenta de excelência para o seu negócio com funções para todas as partes integrantes da sua empresa numa solução única. Antigamente as empresas usavam diferentes softwares para cada função ou departamento. Estes “data silos” não eram a solução mais eficaz onde a probabilidade de erro era relativamente grande. A informação necessária para gerir uma empresa e para tomar decisões era difícil de atingir, era necessário analisar diversas fontes e vários dias para processar e organizar toda a documentação para a análise, com o risco desta ser incompleta, para então depois tomar qualquer decisão.

Um ERP é a solução

Uma boa solução ERP é capaz de processar qualquer tipo de transação de qualquer departamento da empresa, de forma integrada. Pode acompanhar ações da sua empresa em tempo real, e fornecer informação exacta ao gestor, sempre em tempo real.

O ERP é eficaz, preciso e pode gerir desde a contabilidade, ao stock, da distribuição ao valor atual (porque pode ir atualizando segundo diferentes variantes tal como o câmbio, por exemplo), a qualidade de produção, as vendas, e muito mais. O sistema de gestão pode fornecer complexos relatórios atualizados oferecendo aos gestores uma capacidade de decisão segundo a atualidade da empresa.

Um bom ERP é flexível e pode ser usado em diversas formas, respondendo às necessidades de cada empresa, desde a micro-empresa à multinacional.

Um ERP pode ser construído

Um ERP pode ser constituído por diferentes módulos, cada caso é um caso e a sua empresa não necessita do mesmo sistema que a mercearia da sua rua ou que a transportadora multinacional. Para isso surgiram os módulos, para que se possa inserir as “partes” necessárias para a sua empresa e construir como um lego. Para além disso existe a possibilidade de através de um parceiro especializado da marca “construir” detalhes que tornam o seu ERP único e que assenta que nem uma luva à sua empresa.

Existem diferentes módulos, e eles são:

  • Módulo de análise financeira e Tesouraria
  • Módulo de análise de Recursos Humanos
  • Módulo de Ano civil e Ano Fiscal
  • Módulo de Activos
  • Módulo BPM
  • Módulo de Caixa Geral de Aposentação
  • Módulo de Contabilidade e Módulo de Contabilidade Orçamental.

Vantagens das Soluções ERP

O ERP Artsoft pode ajuda-lo a definir melhor a métrica da sua empresa em tempo real oferecendo-lhe a oportunidade de reagir rapidamente a qualquer alteração que surja, mas também:

  • Reduz informação redundante,
  • fornece-lhe relatórios instantâneos atuais,
  • toda a informação é acessível em qualquer ponto de trabalho o que aumenta a produtividade,
  • etc.

Se quiser saber mais sobre este tipo de software e quais seriam as vantagens para a sua empresa consulte um especialista!

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta