O Que é Tesouro Direto?

Embora seja um investimento antigo, o Tesouro Direto recentemente se tornou mais popular, em razão da combinação dos juros altos pagos pelo governo e da inflação mais elevada, que tornou outros investimentos menos atraentes.

Mesmo crescendo em popularidade, muitos pequenos investidores ainda não sabem como esse tipo de investimento funcional. O Tesouro Direto é uma excelente opção de aplicação financeira e é garantido pelo governo federal.

O Tesouro Direto não é exatamente um ativo financeiro. Assim, quando o investidor aplica dinheiro, não está investindo e sim comprando títulos públicos. Através do programa Tesouro Direto, o investidor está emprestando dinheiro para o governo, que vai aplicar esse recurso para complementar o orçamento e poder atender as necessidades administrativas.

Hoje é possível até ao pequeno investidor comprar títulos públicos pela internet, utilizando o programa Tesouro Direto, da Bolsa de Valores, que permite investimentos a partir de 30 reais. Antes da criação do programa, pequenos investidores só conseguiam aplicar através de fundos de renda fixa, de forma indireta.

O funcionamento do Tesouro Direto é bastante simples. O investidor compra os títulos públicos por um determinado período, sabendo exatamente o quanto vai render cada título e irá resgatar seu investimento e seus rendimentos ao final da aplicação.

Para investir no Tesouro Direto, o investidor deve se cadastrar no site, enviando os documentos necessários e recebendo uma senha da BM&F Bovespa, a bolsa de valores de São Paulo, tendo acesso a uma área restrita do programa. A compra dos títulos pode ser feita através de uma corretora.

A grande vantagem de investir no Tesouro está no seu risco. Esses títulos oferecem o menor tipo de risco da economia, uma vez que o investidor só não vai receber o que investiu se o país decretar falência, algo que se apresenta totalmente impossível, uma vez que, antes disso, seria necessário que todos os bancos pedissem falência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *