O Que é o Grande Mercado de Advocacia

Segundo o dicionário, a palavra advocacia significa: sf (lat advocatu+ia1) 1 Ação de advogar; advocatura. 2 Profissão de advogado.

A advocacia surge como uma profissão onde se enquadram profissionais liberais, que são os advogados. Na verdade, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas um munus publicum, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário. Segundo a Constituição Federal do Brasil, que dispõe no seu artigo 133, “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade, uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria. Surge nesse meio o papel do advogado como negociador, aquele capaz de solucionar conflitos de uma forma mais célere, antes mesmo de se formar um litígio.

A primeira atividade da advocacia é a postulação, o ato de pedir ou exigir a prestação jurisdicional do Estado, o que exige uma qualificação técnica que envolve, evidentemente, o conhecimento do direito. Por isso, para se tornar um advogado e poder exercer a advocacia, o indivíduo deve adquirir título de bacharel em Direito na faculdade e estar inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, que regula o trabalho e as funções do advogado no país.

A outra atividade é a advocacia preventiva ou extrajudicial, na qual há uma busca por solucionar os conflitos ou mesmo um aconselhamento antes de se enfrentar um litígio na justiça. É o que se faz na celebração de contratos, nas tomadas de decisões, no campo econômico, na publicidade de produtos e serviços, etc.

A advocacia corresponde a um conjunto de estratégias que visam criar um ambiente social e político favorável, tentando ganhar apoios individuais significativos de lideranças políticas e de opinião e influenciar ou mudar a legislação e procedimentos.

Quando você lê mais e começa a refletir sobre a área da advocacia, pode perceber como ela é enorme e abrange uma série,  de pontos diferentes que precisam ser muito bem estudados.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta