O Gênero Musical Grunge

Na década de 80, o cenário musical nos Estados Unidos tornou-se praticamente dominado pelos dois gêneros mais populares da época, o pop e o heavy metal, com letras que quase sempre falavam de relacionamentos e raramente levavam uma mensagem social. Havia, entretanto, um grande número de pessoas que não se identificavam com esse tipo de música.

Foi então que jovens músicos e artistas inspirados por outros gêneros mais pesados do metal, pela estética do “faça você mesmo” e pelas ideias do punk rock começaram a desenvolver seu próprio estilo de música, combinando o som alto das guitarras com frases de amor e letras inspiradas no cenário político da época. Grande número de bandas representando esse novo estilo se concentrava nos arredores de Seattle, uma das cidades mais populosas do estado de Washington. No fim dos anos 80, uma gravadora chamada Sub Pop começou a lançar músicas desses novos artistas e a promovê-los.

Apesar do sucesso local, poucas bandas conseguiam alcançar o âmbito nacional, até que duas bandas, Soundgarden e Nirvana, ganharam notoriedade. O segundo álbum do Nirvana, Nevermind, conquistou fãs em todo o mundo. A partir desse sucesso, as grandes gravadoras passaram a financiar as bandas da região de Seattle, alimentando o otimismo dos pequenos grupos que, apesar de serem conhecidos localmente, ainda não tinham alcançado o sucesso nacional.

O grunge vendeu milhões e fez muito sucesso, entretanto, o gênero era oscilante, e isso não agradava os executivos ou a mídia da época. Após o sucesso do Nevermind e de suas músicas melódicas apropriadas para o rádio, o Nirvana lança o álbum In Utero, com músicas pesadas e barulhentas, que mesmo sendo um sucesso de crítica, não agradou aos executivos e produtores. Algumas bandas foram deixadas de lado pelas gravadoras por não alcançarem um nível de aceitação junto ao público, o que levou algumas outras a seguirem uma linha mais pop em suas músicas.

A morte do vocalista do Nirvana poucos meses após a gravação de um acústico marcou o início do fim da popularidade do grunge. Na mesma época, duas outras bandas bastante conhecidas, Alice in Chains e Soundgarden, lançaram dois dos discos mais famosos dos anos 90, entretanto, as duas bandas se dissolvem poucos meses depois. Algumas bandas de rock alternativo moderno tentam traçar um caminho de voltas às raízes do grunge de Seattle, e muitas bandas de outros estilos admitem que suas músicas sofrem uma grande influência do gênero. O grunge mudou a cara de uma geração inteira e sua história ainda contribui muito para a música em todo o mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *