O Disjuntor Pode Ser Substituído na Parte Elétrica

Antes de respondermos a esta dúvida o primeiro passo é compreender o que é um disjuntore qual a sua função.

O disjuntor é de suma importância, pois é ele quem protege a instalação elétrica. Todas às vezes em que a capacidade elétrica é ultrapassada ele desliga. Quando isto ocorre é por que há algum problema, então é preciso verificar qual o motivo está levando ao aumento da capacidade. Quando for identificado o motivo e resolvido o problema, basta apenas ligar novamente o disjuntor. O mesmo não ocorre com um fusível, pois todas as vezes que ele tem algum problema é preciso ser trocado.

Em diversos locais os disjuntores são utilizados na divisão de circuitos elétricos. Assim, de acordo com cada circuito será utilizado um disjuntor. Mas, vale salientar que o disjunto protege apenas a rede elétrica da sobrecarga e não aparelhos como televisão, geladeira, dentre outros. Logo, todas às vezes em que for necessário fazer a troca de um disjuntor é preciso analisar toda a fiação;

Os disjuntores variam, dependendo do circuito, se for uma corrente elétrica de alta carga haverá a necessidade de uma bitola de condutor elétrico com mais capacidade. Para que não haja incêndios ou até mesmo a possibilidade de queimaduras é preciso que disjuntores sejam instalados nos quadros de luz. Eles irão proteger os cabos, pois irão se desligar automaticamente assim que houver aumento de risco na temperatura. Os fios devem ser compatíveis aos disjuntores, para que não haja problemas na circulação da corrente.

Existem diversos tipos de disjuntores, como por exemplo, o seco, de sopro magnético, de potencia, termomagnético, a óleo, a grande e pequeno volume de óleo, a vácuo, a gás, dentre outros tipos. Cada um possui uma finalidade, dependendo da necessidade. É preciso que um profissional especializado faça a instalação, pois assim não haverá o risco de problemas futuros.

Agora que compreendemos o que é e qual a função do disjuntor , fica claro compreender que não é ideal que ele seja substituído na parte elétrica, mesmo que haja a permissão de uso de certos fusíveis. O mais seguro é que sejam instalados disjuntores para proteger a rede de fiação de qualquer sobrecarga, evitando acidentes.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz